Ação ambiental retirou 2,6 mil quilos de lixo do rio Taquari

08 de Abril
Soares destacou a importância da ação

Soares destacou a importância da ação

Quinhentas e dez pessoas participaram, na manhã de sábado, dia 5, da 8ª edição da ação Viva o Taquari Vivo, nos municípios de Lajeado, Estrela e Arroio do Meio. Ao total, 2.612 quilos de lixo foram recolhidos das margens e do leito do rio. A realização foi da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e da Parceiros Voluntários, com apoio da Certel e outras entidades. Esta edição foi marcada pela adesão de um terceiro ponto de coleta, situado no Bairro Navegantes, em Arroio do Meio. Em Lajeado, o ponto se concentrou junto ao Porto dos Bruder, e em Estrela, no Parque Municipal da Lagoa.

Preocupante


O vice-presidente de responsabilidade social da Acil e coordenador da ação, Gilberto Soares, faz uma análise das condições desse que é o principal recurso hídrico da região. Em grande parte do seu leito, o nível de poluição é da classe 3, considerado preocupante. “É uma situação que tende a se agravar se não tivermos cuidados, e a nossa ação visa evitar que a degradação se acentue. Precisamos mudar nossas atitudes para conseguirmos um rio melhor”, alerta.

Foco na melhoria


O gerente de meio ambiente da Certel, Ricardo Jasper, destacou que o principal propósito da ação é conscientizar as pessoas. Classificou a iniciativa como uma simbologia no sentido de fomentar a conscientização. “E a repercussão que se dá a isso é importante para lembrar as pessoas do quanto precisamos nos focar para a melhoria dos recursos hídricos. O lançamento inadequado de resíduos em todos os ambientes piora a qualidade dessa água que é tão importante”, salientou.

Necessidade

Para o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) do Vale do Taquari, Ito José Lanius, o significado desta ação se vincula à necessidade de toda a população. “Muitos entendem que estamos meramente juntando lixo, mas a ação se propõe a muito mais do que isso. Estamos, sim, motivando as pessoas a cuidarem mais do meio ambiente. Precisamos ficar de frente para o rio, e não de costas, como normalmente se faz”, pontuou.

Educação

Para o comandante Dari Julio Scherer, da Patram, a Patrulha Ambiental que monitora o rio Taquari, o principal resultado da ação ambiental é a educação da sociedade. “É uma iniciativa salutar que serve mais de cunho educativo e vem como soma a tudo que tem sido feito em preservação no Vale do Taquari”, enfatizou.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia