Ação mobilizará comunidade para limpar parte do Rio Taquari

11 de Abril
Equipe da Certel que participou da ação em 2010

Equipe da Certel que participou da ação em 2010


A comunidade regional vai novamente se mobilizar na Ação Viva o Taquari Vivo, que acontecerá no dia 14 de maio, no Rio Taquari, entre Lajeado e Estrela. Em sua quinta edição, a mobilização pretende coletar lixo nas margens e no leito do rio e, principalmente, sensibilizar sobre a necessidade da preservação ambiental.
O trabalho de limpeza do rio começará às 7h30min, estendendo-se até o meio dia. A organização do evento convida os participantes dos clubes náuticos interessados em ajudar na limpeza do rio a comparecerem com suas embarcações nos locais do evento. Em Lajeado, as equipes irão se concentrar no Porto dos Bruda. Já em Estrela, o ponto de encontro é a Associação Ecológica de Canoagem (Aeca).

Conscientização

Promotoras da ação, a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e a Unidade Parceiros Voluntários (UPV) de Lajeado salientam que todos os moradores e empresas da região são convidados a participar. “Queremos conscientizar a comunidade sobre a importância do rio para a nossa vida diária. É uma ação em que todos colocam as mãos para retirar o lixo de dentro e das barrancas do rio, mas cujo grande objetivo é sensibilizar o maior número possível de pessoas”, afirma o gerente administrativo da Acil, Antônio Juarez da Silva.
No ano passado, participaram da mobilização cerca de 300 voluntários e 83 empresas que, em uma manhã, recolheram quatro toneladas de lixo.

Uso racional

Apoiadora da ação, a Certel é uma das empresas que contribuirá com o trabalho. Segundo o gerente de meio ambiente da cooperativa, engenheiro agrônomo Ricardo Jasper, a ação defende o respeito aos cursos d´água e ao uso racional da natureza como forma de garantir a existência do ser humano daqui para frente de forma sustentável. “Até parece que o rio é o nosso grande coletor de lixo, e o ser humano deve perder esta lógica. Os que ainda não se conscientizaram da importância de dispor adequadamente um resíduo, que denominamos de lixo por estar mal disposto, devem fazê-lo urgentemente. É fundamental que possamos garantir a qualidade das águas e o propósito real delas para a sociedade. A grande meta desta ação é lembrar as pessoas de que rios e arroios são locais totalmente inadequados para dispor o que sobra das nossas atividades humanas”, salienta Jasper. Em 2010, a Certel também apoiou a Ação Revive Boa Vista, que coletou resíduos no arroio que passa por Teutônia.

Inscrições

Interessados em participar da Ação Viva o Taquari Vivo, podem inscrever-se com a coordenadora da UPV, Cinara Girotto, pelo fone 3011-6900 ou pelo e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia