Aprendizes cooperativos visitam Certel e Certel Energia

12 de Julho
Visita à casa de força da usina Boa Vista

Visita à casa de força da usina Boa Vista

A sede administrativa da Certel e da Certel Energia, o Viveiro de Essências Florestais (ambos em Teutônia) e a Hidrelétrica Boa Vista, em Linha Geraldo, Estrela, foram visitados, nos dias 27 de junho e 3 de julho, por três turmas de jovens que participam do programa Aprendiz Cooperativo, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-RS), com apoio da Cooperativa de Trabalho Educacional (Coopeb), Colégio Teutônia e cooperativas. Atualmente, os jovens frequentam cursos de Auxiliar Administrativo, Eletrotécnica Básica e Processamento de Carnes, no Colégio Teutônia e, em breve, iniciarão um estágio de seis meses em cooperativas da região, com possibilidade de serem contratados. Acompanhados pelos professores Márcio Mügge e Jaqueline Spellmeier, os grupos puderam conhecer a história e os negócios das cooperativas, além de verificar todas as etapas da geração de energia da usina e da produção de mudas de árvores para projetos ambientais. Na sede das cooperativas, o presidente, Egon Édio Hoerlle, sublinhou a importância do cooperativismo para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

Tecnologia

Tamires Tiggemann, 17 anos, avalia a oportunidade de conhecer as cooperativas. “Achei muito interessante, pois não sabíamos como ocorre a geração e a distribuição de energia elétrica, que é cada vez mais essencial as nossas vidas”, afirmou.

Destaca também o que mais lhe chamou a atenção. “Fiquei impressionada com a tecnologia existente no Centro de Operação do Sistema, que controla e opera o sistema elétrico, bem como com a agilidade dos plantões. É interessante que as cooperativas estão preocupadas com as pessoas e também com o meio ambiente”, frisou.

Tamires fala da expectativa em iniciar a sua primeira atividade profissional em uma cooperativa. “Estou bem ansiosa, e acho o programa legal porque abre as portas a nós, que estamos no Ensino Médio e não temos noção de como é o mercado de trabalho”, relatou.

Geração

Para Dionatan Fiegengaum, 19 anos, a visita foi proveitosa por permitir que os estudantes conhecessem o potencial hidrelétrico da região. “Foi uma boa oportunidade, pois não imaginava que a Certel contava com duas hidrelétricas, com mais uma a ser inaugurada em breve”, disse.

O jovem, que depois do curso teórico vai estagiar na Certel Energia, fala de sua expectativa em iniciar uma atividade profissional através do programa Aprendiz Cooperativo. “A expectativa é grande, pois gosto da área elétrica e até penso em cursar uma faculdade posteriormente”, relatou.

Prática

A professora do Colégio Teutônia, Jaqueline Spellmeier, avalia as visitas realizadas às cooperativas pelo Aprendiz Cooperativo. “É uma ótima oportunidade, pois aqui conseguimos ver na prática o que ensinamos em sala de aula no que tange à geração de energias renováveis”, citou.

Para Jaqueline, o programa cumpre com a sua função de aproximar os jovens às cooperativas. “É muito importante, pois eles têm uma grande oportunidade de conhecer o cooperativismo e já iniciar uma profissão dentro de suas áreas. Que todos aproveitem o máximo de suas aulas práticas e teóricas, que contribuem muito para a vida profissional que está por vir”, enalteceu.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia