Árvores próximas à rede elétrica causam falta de luz quando há temporal

06 de Fevereiro
Faixa de domínio deve ser obedecida

Faixa de domínio deve ser obedecida

A falta de energia elétrica gera desconforto e prejuízos para qualquer pessoa. Afinal, o funcionamento de praticamente tudo depende, direta ou indiretamente, da eletricidade. Trata-se de um insumo presente nos mais variados segmentos da sociedade, sem o qual surge uma série de sequelas, como a baixa na produtividade de empresas e, principalmente, do agronegócio.
Mas, um fato que dificilmente as pessoas vinculam ou relacionam a eventuais blecautes, principalmente em épocas de temporais e vendavais, é que a existência de árvores plantadas debaixo ou próximas às linhas de distribuição de energia elétrica pode provocar a falta de energia. E esta tem sido a principal causa na queda do fornecimento, ao menos na área da Certel Energia, onde 90% das interrupções em períodos de intempérie são causadas por vegetação na rede, sejam árvores que caem na fiação, galhos ou cascas de árvores que entram em contato com a rede, rompendo cabos condutores, quebrando postes e danificando transformadores, gerando prejuízos também para a cooperativa. O contato entre vegetação e rede elétrica pode, ainda, comprometer a segurança das pessoas.

Nesse sentido, a cooperativa alerta para a faixa de domínio de 15 metros, normatizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que restringe o plantio de árvores de grande porte na distância de 7,5 metros para cada lado da rede elétrica.

Segundo o gerente de meio ambiente da Certel Energia, Ricardo Jasper, o mais importante é adequar as espécies às características do local onde serão plantadas. “A faixa de domínio deve ser mantida livre de árvores como eucalipto, acácia e pinus elliotis. Contudo, este espaço pode ser aproveitado para o plantio de espécies frutíferas e arbustivas de pequeno porte, como forrageiras ou pastagens, que também geram produção e renda ao agricultor”, frisa. O Departamento de Meio Ambiente da cooperativa se coloca à disposição para o esclarecimento de dúvidas nesse sentido, tanto para áreas rurais como urbanas.

Podas

A cooperativa disponibiliza equipes que atuam permanentemente na limpeza da faixa de domínio e podas. Em casos emergenciais, todas podem ser deslocadas com o propósito de eliminar problemas que afetem a segurança operacional das redes e a distribuição de energia. Equipes de plantões da Certel Energia também estão envolvidas neste trabalho.
A Certel Energia solicita aos associados que não plantem árvores próximas à rede elétrica, e também que informem a cooperativa, pelo 0800 516300, quando houver casos de árvores já existentes que ofereçam risco, bem como trepadeiras nos cabos fixos ao chão (estais) e postes.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia