Árvores recuperaram nascente no interior de Sério

31 de Agosto
Família Bergmann comemora pela recuperação

Família Bergmann comemora pela recuperação


O plantio de mudas de árvores fez com que o agricultor Hilário João Bergmann, de Paredão, Sério, recuperasse uma nascente em sua propriedade. Feita pela Certel, a doação das mudas ocorreu no início desta década, dentro do programa de reposição florestal da Hidrelétrica Salto Forqueta.
No passado, por muito tempo, a nascente recuperada abastecia com água algumas famílias da localidade, mas, depois da implantação de um potreiro, acabou secando. “Na época em que iniciamos o plantio, não tínhamos noção de que uma vertente voltaria a funcionar com a arborização do local. Lembro muito bem de quando casei e sempre havia água em abundância”, recorda.
Francisco José Bergmann, 25 anos, filho de Hilário, comenta o que aconteceu em recente período de estiagem. “Nossa nascente foi uma das poucas fontes de água na localidade que não secou. O apoio que a Certel dá nesse sentido aos associados é importante, pois é nosso dever deixar o meio ambiente preservado para as novas gerações”, assinala.
Atualmente, a Certel desenvolve, em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente e Emater, o Programa de Recuperação e Proteção de Nascentes, que integra o Projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental. O objetivo é, justamente, promover a recuperação e proteção de nascentes como forma de melhorar a sustentabilidade da pequena propriedade e desenvolver um núcleo de pequenos produtores modelo em preservação de nascentes, visando uma maior conscientização das comunidades.

Continuidade

Francisco é um bom exemplo de jovem que permanece no meio rural. A intenção dele é continuar auxiliando na administração da propriedade. “O que faz o negócio dar certo é a continuidade. Em países desenvolvidos, há famílias que estão na mesma propriedade há 300 anos e, por isso, estão bem colocados e equipados. É preciso planejamento e, passando de pai para filho, sempre vamos construindo algo. Com a energia elétrica que recebemos da Certel, temos condições de crescer muito mais”, avalia.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia