Canto coral emociona em Boqueirão do Leão

03 de Setembro
Goergen: cooperativa e associados crescem juntos

Goergen: cooperativa e associados crescem juntos


A emoção transmitida pelo canto coral sensibilizou a comunidade de Boqueirão do Leão na noite de segunda-feira, 30 de agosto. Acompanhados pelo prefeito João Davi Goergen, pelo vice-prefeito Joel André Conte, por conselheiros e líderes de núcleo, um significativo número de moradores assistiu ao Concerto Didático do Coral Certel, na Igreja Matriz.
Formado por colaboradores da Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel) e da Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia (Certel Energia), sob a regência do maestro Martin Alexandre Altevogt, o coral apresentou uma série de canções que emocionaram os presentes. Entre cada música, Altevogt detalhava ao público curiosidades sobre as interpretações. “Os corais surgiram nas igrejas, com pessoas dedicadas especialmente ao canto. Com o passar do tempo, o gosto foi se disseminando, até alcançar diferentes segmentos da sociedade e se popularizar”, enfatizou.
Altevogt explicou o significado de uma música italiana muito conhecida. “A canção Funiculi Funicula se traduz na história de um casal que sobe uma montanha, aprecia a paisagem da França e da Espanha e, por fim, o homem pede a mão da mulher em casamento”, sintetizou.

Agradecimento
Em sua saudação, o vice-presidente, Erineo José Hennemann, salientou a importância de Boqueirão do Leão para a cooperativa. Além de aproximadamente 2,6 mil ligações de energia elétrica no município, a Certel oferece uma loja de eletromóveis e materiais de construção e, em breve, também disponibilizará o sinal em banda larga de Internet para a área urbana, através do provedor CertelNET. “Este concerto didático também é uma forma de agradecermos pela forte parceria que temos com a comunidade. A campanha Mãos Dadas com a Saúde, que contempla o Hospital Doutor Anuar Elias Aesse com doações espontâneas através das contas de luz, é um exemplo desta sinergia”, sublinhou.

Paz e harmonia
O leoboqueirense Erno de Paoli Pinheiro conta que, além de estimular a cultura musical no município, o coral da Certel cumpre também uma importante função social. “Foi uma noite cultural de primeira linha. Nesses tempos em que pai e mãe tentam educar seus filhos, e de outro lado, muitos tentam conduzi-los para o mau caminho, as músicas entoadas pelos funcionários da Certel indicam o caminho da paz e da harmonia familiar”, afirma.

Inserção comunitária
Segundo o prefeito, João Davi Goergen que, na época de seminarista, em Arroio do Meio, também participava do Coral Canarinhos, a iniciativa da Certel é positiva. “É demonstrar apego as nossas tradições, sejam gaúchas, germânicas ou italianas. Foi um didatismo incrível, pois aprendemos o que realmente é o canto coral. O público que esteve na igreja e todos que ouviram em casa, pelas ondas da nossa rádio FM, aguardam para que possamos novamente desfrutar de momentos tão belos”, ressaltou.
Na avaliação do prefeito, com o coral, a Certel cumpre, principalmente, a filosofia doutrinária do cooperativismo. “É uma empresa incluída na comunidade, que traz bem-estar não só através dos seus serviços, mas também formando capital social, elevando a qualidade de vida de seus associados. Assim, nos sentimos parte dela, porque podemos crescer juntos”, enalteceu Goergen.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia