CDL de Arroio do Meio é a primeira do País a neutralizar gases de efeito estufa

05 de Abril
CDL é pioneira em neutralizar emissões

CDL é pioneira em neutralizar emissões


A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Arroio do Meio realizou, na manhã do dia 28 de março, no auditório do Colégio Bom Jesus, a 33ª edição do Café.com "Saboreando Companheirismo e Conhecimento" para seus associados. Na ocasião, a entidade foi agraciada com o selo Carbono Neutro do programa Energia Verde em Harmonia Ambiental, desenvolvido pela Certel Energia, por neutralizar sua emissão de gases poluentes através do plantio de árvores.

O engenheiro agrônomo Ricardo Jasper, gerente de meio ambiente da cooperativa, proferiu na ocasião a palestra “Energia verde e sustentabilidade”, destacando a necessidade urgente de uma postura ecológica mais ética e cidadã não somente das pessoas, mas também de empresas e entidades públicas.

Jasper informa que 16 mil toneladas de carbono já foram neutralizadas pelo programa, com mais de 83 mil árvores plantadas por 47 instituições. “É uma atitude de cidadania que faz parte da nossa cultura como cooperativa. A ideia é contribuir para o desenvolvimento social e ambiental das comunidades, pensando sempre na qualidade de vida das pessoas. Por ser pioneira no País, a CDL de Arroio do Meio pode estimular mais empresas e instituições públicas a se espelharem em seu nobre gesto”, afirma Jasper.

A neutralização é realizada com base em um inventário que considera aspectos como quantidade de lixo gerada, gastos de energia e água e consumo de combustível veicular. As informações são a base do cálculo que aponta a quantidade de árvores que devem ser plantadas como forma de compensar a poluição.

O presidente da CDL, João Carlos Fuhr, avalia o programa como extremamente importante, pois, além de preservar a natureza, “faz a entidade ser reconhecida por sua responsabilidade socioambiental, através de iniciativas de visibilidade imediata e consistentes”. Preservar o meio ambiente, para Fuhr, “significa qualidade de vida”.

 

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia