Certel comprometida com o meio ambiente

06 de Outubro
Lojas realizarão o Feirão da Primavera

Lojas realizarão o Feirão da Primavera


Sempre focada em estimular a preservação da natureza, cumprindo os princípios doutrinários do cooperativismo, a Certel estará envolvida, este mês, em três importantes eventos vinculados a questões ambientais.

 

Arborização Urbana

Nesta sexta-feira, dia 7, no auditório da cooperativa, na Rua Pastor Hasenack, 240, em Teutônia, acontecerá o Seminário Regional de Arborização Urbana, uma realização do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Prefeitura de Teutônia e Certel Energia. A programação inicia às 8h30min e se estende até às 16h, com as palestras “Arborização urbana e sustentabilidade”, da engenheira florestal da UFSM, Marjorie Kauffmann; “Arborização urbana x rede de distribuição de energia”, do gerente de meio ambiente da Certel, agrônomo Ricardo Jasper; “Arborização urbana e projetos paisagísticos”, da arquiteta Luciana Marson Fonseca, da Univates/Uniritter; e “Manejo da arborização urbana”, do biólogo André Duarte Puente, da Prefeitura de Porto Alegre e da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana.

Jasper diz que o evento debaterá a sustentabilidade da arborização urbana, projetando soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas. “É um evento importante porque trata de um tema conflitante e que, nem sempre, atende a todos os conflitos que existem, como as questões de saneamento, de redes de energia elétrica e de paisagismo”, assinala.

 

Resíduos sólidos

Nos dias 18 e 19 de outubro, das 8h às 17h, o auditório da Certel sediará o curso “Separação e reciclagem dos resíduos sólidos gerados nas cooperativas e propriedades dos associados”, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS). O objetivo é proporcionar aos participantes conhecimentos básicos, teóricos e práticos relacionados à redução, reutilização, reaproveitamento, reciclagem, coleta, identificação, classificação, separação, acondicionamento, compostagem, tratamento e destinação final adequada dos resíduos sólidos e embalagens de agrotóxicos gerados nas sedes institucionais das cooperativas e suas unidades industriais, bem como nas propriedades rurais dos seus associados, e estimular a aplicação prática da chamada “consciência ambiental”, tão importante também pelo seu impacto socioeconômico e obediência à legislação ambiental vigente.

“É também um tema atual, face à nova política nacional de resíduos sólidos que, com certeza, afetará todos os empreendedores que terão de se ajustar futuramente e, por uma questão de consciência em suas organizações, tratar os resíduos sólidos com mais cuidado”, afirma Jasper.

 

Feirão da Primavera

Já nos dias 14, 15 e 16, as Lojas de Plantas da Certel promovem o Feirão da Primavera. Serão comercializadas, a preços especiais, nas lojas dos bairros Teutônia, Languiru e Canabarro, flores produzidas no viveiro da cooperativa. “Queremos mostrar ao nosso cliente todo o potencial das Lojas de Plantas. No dia 15, especialmente, estaremos recebendo visitas na produção de flores junto ao viveiro da Certel”, enfatiza.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia