Certel conscientiza e arboriza na Semana do Meio Ambiente

20 de Julho
Conscientização passada de pai para filho

Conscientização passada de pai para filho


Desenvolver projetos em prol do meio ambiente é uma tradição de 25 anos para a Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel). Os trabalhos na área começaram em 1985, quando a cooperativa promoveu sua primeira campanha, denominada Verde nas Escolas.  Com o passar dos anos, uma vasta gama de jovens e adultos foi envolvida pelos diversos projetos ambientais da Certel. Programas como Verde Quero Ver-te Vivo, Rio Quero Ver-te Vivo, Proteja a Natureza – Você Colhe o Que Planta, Dez Anos de Amor Pela Natureza, Projeto 2000 – De Bem Com a Vida, Campanha Mete Pilha e Projeto Raízes, foram responsáveis pela conscientização de milhares de estudantes, professores e familiares.

 Viveiro
Em 1988, a Certel iniciou as atividades do seu Viveiro de Essências Florestais, com produção de mudas de espécies nativas e exóticas, utilizadas nos projetos sociais e nas suas próprias ações de reflorestamento. Em 2009, o viveiro foi modernizado, recebendo duas amplas estufas, mais dois reservatórios hídricos para captação de água da chuva e um sistema israelense de otimização da água usada na irrigação das plantas em crescimento nas estufas.

 Carbono Neutro
Atualmente, a cooperativa desenvolve o programa Energia Verde em Harmonia Ambiental, que concede o selo Carbono Neutro para entidades associadas que neutralizarem as suas emissões dos gases de efeito estufa, principais causadores do aquecimento global, com o plantio de árvores. Um total de 35 instituições, entre empresas e órgãos públicos, já aderiu à proposta, que tem consultoria da Max Ambiental, plantando 47 mil árvores fornecidas gratuitamente pelo viveiro.

 Mudas e palestras
E para marcar a Semana do Meio Ambiente, a cooperativa está contemplando seus associados e clientes com doações de mudas e realização de palestras. Aproximadamente 2.620 mudas de árvores estão sendo doadas para escolas e comunidades de Teutônia, Nova Bréscia, Barão, São Pedro da Serra, Santa Cruz do Sul, Sobradinho e Garibaldi. Palestras enfocadas na preservação ambiental também estão sendo ministradas para estudantes e comunidades de Travesseiro e Lajeado. “São atividades realizadas durante o ano todo, mas que merecem atenção ainda mais especial nesta época”, afirma o coordenador ambiental, engenheiro agrônomo Ricardo Jasper.

 Responsabilidade
Como cooperativa, a Certel tem em seus princípios a Responsabilidade Socioambiental associada à doutrina cooperativista. “A direção da Certel acredita que a melhoria da qualidade de vida está diretamente relacionada à conservação e preservação dos recursos naturais”, salienta Jasper.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia