Certel desenvolve gestão ambiental de resíduos

05 de Agosto
Destinação dos resíduos perigos

Destinação dos resíduos perigos


Além de promover há 25 anos programas ambientais voltados a associados, escolas e empresas, a Certel e a Certel Energia também desenvolvem internamente, entre seus colaboradores, uma gestão ambiental de resíduos específica para todos os processos. Os resíduos gerados são monitorados e os dados controlados diariamente para um maior controle ecológico.

 Colaboração
Segundo Ricardo Jasper, engenheiro agrônomo responsável pelo setor ambiental, é fundamental nesse sentido a colaboração de todos os funcionários, principalmente quanto à separação adequada de resíduos. “Hoje, temos um controle pleno da correta destinação de todos os resíduos, inclusive os perigosos, como são os da rampa de lavagem de veículos. Estes materiais são encaminhados para a Fundação Pró-Rio Taquari, e os demais para a reciclagem”, assinala.

 Redes
Da mesma forma, a construção de redes elétricas também atende aos critérios ambientais. “Todos os materiais que sobram retornam para a matriz e são destinados à reciclagem”, afirma.

 Família
A separação correta de resíduos em orgânico, inorgânico, contaminado e plástico, que viram lixo quando não são devidamente separados, é, conforme Jasper, um exemplo que o funcionário pode levar para a sua própria casa. “Este trabalho é fundamental para que também repercuta entre as famílias dos colaboradores e, assim, contribua para as melhorias que todos esperamos na questão ambiental”, alerta.

 Copos plásticos
O uso de copos plásticos é evitado entre os funcionários da matriz da Certel. Ao iniciar suas atividades na cooperativa, o colaborador ganha uma xícara que deve ser utilizada para o consumo de bebidas.

 Água
Paralelamente ao viveiro de mudas, onde 80% da água são reaproveitados, seja pela captação pluviométrica de calhas e reservatórios ou pelas sobras da irrigação, parte dos prédios da matriz também conta com a coleta de água da chuva.

 Educação
Para alcançar este patamar de conscientização dos funcionários, a cooperativa realiza constantemente trabalhos internos de educação ambiental, contemplando os diferentes setores com as informações necessárias.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia