Certel Energia contempla consumidores do grupo de alta tensão com telemetria

29 de Março | Certel Energia Publicado em Certel Energia
Supervisor de medições especiais, Daniel Dummel

Supervisor de medições especiais, Daniel Dummel

Há mais de um ano, com o objetivo de automatizar as leituras dos medidores de energia elétrica entre seus associados consumidores do grupo A (ligados em alta tensão – 13.800 volts), a Certel Energia implantou a telemetria, sistema que possibilita averiguar a quantidade de energia utilizada por indústrias, comércios e poderes públicos. Com isso, a cooperativa reduz gastos com deslocamentos de profissionais que antes eram envolvidos neste processo e que, hoje, podem dedicar-se a outros fins.
Em torno de mil quilômetros deixam de ser percorridos especificamente para execução da atividade de recolhimento das memórias de massa (leituras) no final de cada mês. “Além de permitir rapidez na leitura do medidor e economia, isso também favorece a verificação instantânea das grandezas elétricas nos pontos de medição, assim como análise online do fator de potência, da demanda, do nível da tensão entregue no ponto da medição, da corrente e também do consumo diário que, eventualmente, possa ser solicitado pelo consumidor, pois no passado a memória de massa só podia ser analisada no final do ciclo de leitura de cada mês. Com o sistema de telemetria, há possibilidade de uma análise a qualquer instante a partir de uma estação informatizada dentro da cooperativa”, afirma o eletrotécnico e supervisor de medições especiais da Certel Energia, Daniel Henrique Dummel.
A telemetria beneficia também o setor de faturamento da cooperativa, que conta com os dados disponíveis antecipadamente no sistema. “Antes, necessitávamos de quatro equipes e quatro veículos rodando por dois dias para realizar a leitura. Hoje, uma pessoa só faz a leitura em duas horas e meia”, assinala Dummel, observando que a cooperativa conta com 150 consumidores nesta categoria, representando mais de 34% do faturamento total.
Para este ano, a intenção é ampliar essa modernização. Entre as metas da Certel Energia está a implantação de um banco de dados que manterá os medidores do grupo A online, com alarmes antifurto e também alertas de eventuais falhas em equipamentos do conjunto de medição. “A estimativa é de que, futuramente, os consumidores do grupo B (ligados em baixa tensão – 380/220 volts), ou seja, residenciais, também sejam beneficiados pela telemetria”, prospecta.

Furto de energia
A fim de contribuir com um fornecimento de energia cada vez mais diferenciado, a cooperativa conta com várias equipes especializadas em combater fraudes de energia elétrica. O furto pode ser diagnosticado pela análise do consumo, por denúncia ou pelo flagrante durante vistorias técnicas de rotina, resultando numa recuperação de energia considerável. “Ao furtar energia, o consumidor, que é associado, está cometendo um crime prejudicando a sua cooperativa e os demais associados, além de correr risco de vida (choque elétrico). Nos casos em que a fraude é detectada e o associado impedir o acesso da equipe ao ponto de medição, oferecendo resistência no ato da vistoria, a cooperativa faz o boletim de ocorrências na polícia e, a partir dele, é instaurado um processo crime com penalidades previstas no Código Penal”, alerta.

Iluminação pública
A Certel Energia também realiza levantamentos que envolvem a iluminação pública, porque muitas prefeituras não têm o hábito de informar o incremento de lâmpadas, motivo de perda considerável dentro do sistema elétrico. No último levantamento, verificou-se uma alteração expressiva quanto à quantidade de lâmpadas que não haviam sido declaradas. “Tendo em vista a redução do consumo desnecessário, também estamos alertando as prefeituras em relação às lâmpadas ligadas durante o dia para o devido reparo, evitando desperdícios de energia elétrica”, complementa.

Email

GALERIA DE IMAGENS

INFORMAÇÕES AO CONSUMIDOR

Confira alguns benefícios disponibilizados pela Certel Energia.

CENTRAL DE SERVIÇOS

Acesse aqui a agência virtual da Certel Energia, e facilite o acesso a conteúdos relevantes sobre o fornecimento de energia elétrica.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

A Certel está inserida em 47 municípios, dos quais 17 em sedes municipais, contemplando mais de 180 mil pessoas.

ATENDIMENTO

O Sistema FECOERGS é composto por 15 cooperativas de distribuição e geração de energia elétrica, atuando nas regiões de produção agropecuária do RS, na área rural de 358 municípios e 72 sedes municipais, beneficiando a mais de um milhão de gaúchos.

RECOMENDAÇÕES

Recomendações para o plantio de árvores perto da rede elétrica.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia