Certel Energia estimula entidades a neutralizarem gases de efeito estufa

06 de Maio
Empresas renovaram parceria com a cooperativa

Empresas renovaram parceria com a cooperativa

Com o propósito de continuarem a neutralização dos gases de efeito estufa através do plantio de árvores, entidades da região renovaram, na manhã de quarta-feira, dia 30, a parceria com a Certel Energia, através do programa Energia Verde em Harmonia Ambiental. O ato, que contou também com a entrega do selo Carbono Neutro, ocorreu no auditório da cooperativa, em Teutônia.
Entre as instituições certificadas, estão a Indústria de Laticínios da Cooperativa Languiru, que plantará 1.555 árvores para neutralizar 310,76 toneladas de carbono equivalente (tCO2e); a Câmara de Vereadores de Teutônia, com 43 árvores e 8,36 tCO2e; a AFG Engenharia  e Arquitetura, com  17 árvores e 3,1 tCO2e; a Loja Via Esporte, com duas árvores e 0,4 tCO2e; e a Certel Energia, com 2.652 árvores e 530,16 tCO2e. Também serão certificadas a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Arroio do Meio, com três árvores e 0,42 tCO2e; a Prefeitura de Westfália, com 93 árvores e 18,6 tCO2e; e a Madeireira e Serraria Travessão, com 833 árvores e 166,43 tCO2e.
O programa, que desde dezembro de 2007 já integrou 65 entidades, estimula a arborização com mudas de espécies nativas como ferramenta de neutralização e práticas ambientalmente corretas a fim de reduzir a emissão de novos gases. “Já foram plantadas 115.470 árvores e neutralizadas 28.894,21 toneladas de carbono equivalente”, sublinhou o coordenador, Ricardo Jasper.

Compromisso

A colaboradora da Loja Via Esporte, Salete Inês Rohr, diz que o compromisso da empresa é mostrar a sua preocupação ambiental. “Para que o cliente perceba que estamos focados nessa questão, também começamos a produzir sacolas oxibiodegradáveis. Quanto mais pessoas se engajarem nessa causa, maiores serão os benefícios para toda a sociedade”, afirmou.
Segundo o engenheiro ambiental da Cooperativa Languiru, Tiago Feldkircher, o programa é importante não só pelo que neutraliza, mas também pela educação ambiental e por uma redução de gases que são emitidos ao meio ambiente. “Percebemos nos funcionários uma maior conscientização, que é estendida também às famílias. Com o selo Carbono Neutro, nossos clientes veem que respeitamos a natureza”, enalteceu.
O presidente da Câmara de Vereadores de Teutônia, Valdir do Amaral, observa que cada cidadão e também as instituições públicas e privadas devem cumprir com o seu papel. “Somos pequenos, mas estamos contribuindo com a natureza. Queremos que a direção da cooperativa utilize a nossa Tribuna Livre para que consigamos aumentar o número de entidades participantes”, relatou.
Para o diretor da AFG Engenharia e Arquitetura, Rainer Büneker, a cooperativa cumpre a sua função social de primar pela qualidade de vida. “É uma satisfação integrarmos este programa, que tem muito a ver com a missão do nosso trabalho, que envolve a eficiência energética e um menor consumo de energia elétrica. Na iluminação de residências, investir em equipamentos de qualidade, reformas e limpeza de luminárias, resulta em maior economia, além de um menor impacto ambiental”, acentuou.

Tratamento especial


O presidente da cooperativa, Erineo José Hennemann, agradeceu pela parceria das instituições na promoção de um mundo melhor habitável. Disse também que a responsabilidade ambiental é um dos princípios do Planejamento Estratégico da cooperativa. “Em todos os nossos empreendimentos, precisamos dar um tratamento especial ao meio ambiente, que passou a ser decisivo na tomada de decisões. Além de ser uma política empresarial, é um exercício de cidadania. Convidamos as demais empresas e instituições públicas de nossa área a também participarem desse importante projeto de respeito ao meio ambiente”, endossou.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia