Certel Energia renova parceria ambiental com três entidades

18 de Abril
Entidades plantarão 289 mudas de árvores

Entidades plantarão 289 mudas de árvores


Três entidades renovaram, na manhã de quarta-feira, dia 17, a parceria com o projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental, desenvolvido pela Certel Energia. A renovação ocorreu no auditório da cooperativa, em Teutônia, e possibilitou mais uma concessão do selo Carbono Neutro à Câmara de Vereadores de Teutônia e às empresas Bella Luna Aromas e Top Kids, ambas de Teutônia. O projeto visa à neutralização dos gases de efeito estufa através do plantio de árvores e de um comportamento responsável no que tange à conscientização ambiental. A Câmara de Vereadores plantará 26 mudas para neutralizar 5,08 toneladas de carbono equivalente, a Bella Luna 126 para 25,09 toneladas, e a Top Kids 137 mudas para 27,27 toneladas de gases a serem neutralizados.

O gerente de meio ambiente da cooperativa, Ricardo Jasper, disse que o objetivo é desenvolver conceitos de atividades neutras para o ambiente interno das entidades. “Queremos capacitar essas empresas voluntárias a iniciarem a quantificação de gases de efeito estufa de suas operações, a realizarem seus inventários de emissões e a desenvolverem atividades ambientais neutras, com plantio de árvores e o desenvolvimento de uma cultura ecológica”, relatou.

Segundo o presidente, Egon Édio Hoerlle, a preocupação ambiental da cooperativa iniciou já em 1985, portanto, há 28 anos, com diversos projetos que conscientizaram e mobilizaram um grande público. “Precisamos deixar como legado para as futuras gerações um planeta mais sadio e habitável. Este é um projeto que está se ampliando inclusive fora da nossa área de atuação. Recentemente, iniciamos uma parceria ambiental com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) que resultará no plantio de 200 mil árvores em diversas regiões do Estado e, por isso, a federação também será agraciada com o selo Carbono Neutro”, afirmou. Às empresas, Hoerlle desejou “que tenham mais um bom ano de parceria ambiental, e que esse efeito multiplicador realmente ocorra dentro dos seus ambientes de trabalho”.

 Representação
O presidente da Câmara de Vereadores de Teutônia, Gilberto Antônio Frigo, avaliou a importância do legislativo teutoniense renovar a sua preocupação com as questões ambientais. “É muito significativo que nós, como representantes da população, possamos levar a diante este apelo em benefício de um mundo melhor, tanto na tribuna como nas horas de discurso próprio, frisando a importância do que representa mais esta conquista do selo Carbono Neutro. Que outras empresas e instituições públicas também sigam este exemplo”, recomendou.

Futuro
Para Márcia Valcanover Staggemeier, da Top Kids, o projeto contribui para a melhoria da qualidade de vida no planeta. “Essa conscientização é muito importante devido ao futuro da humanidade, e isso tudo influi na nossa vida pessoal também. Conscientizamos nossa equipe para a separação correta do lixo, e nos eventos que realizamos com os nossos modelos, juntamente com todos os pais, já levamos a conscientização para mais de mil pessoas. É excelente o trabalho que a Certel Energia realiza, e estamos muito satisfeitos com esta parceria”, enalteceu.

Incentivo
Maristela Immich, diretora da Bella Luna Aromas, também avalia o quão importante é a participação das empresas no projeto. “Isso tudo é essencial para o meio ambiente e também para a nossa organização, pois cada vez mais as pessoas procuram produtos de empresas que tenham o selo. Como técnica em meio ambiente, sempre fui a favor desta conservação. Incentivamos nossos funcionários a lidarem da melhor maneira com a natureza durante a produção e também com as suas famílias, em seus lares”, pontuou.

Saiba mais

O projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental já mobilizou 52 entidades, entre empresas e órgãos públicos, plantando 103.083 mudas e neutralizando 20.471,61 toneladas de carbono equivalente.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia