Certel esteve reunida com representantes das suas comunidades

13 de Agosto
Visita à indústria de artefatos de cimento

Visita à indústria de artefatos de cimento


Os líderes de núcleo da Certel e da Certel Energia estiveram reunidos, de 3 a 6 de agosto, com diretores das cooperativas. As reuniões ocorreram dia 3, em Salvador do Sul, no Hotel Candeeiro da Serra; dia 4, em Lajeado, na sala de treinamentos da loja Home Center Certel; dia 5, em Boqueirão do Leão, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e dia 6, em Teutônia, no auditório da matriz. O presidente, Egon Édio Hoerlle, o vice-presidente, Erineo José Hennemann, e o diretor comercial da Certel Energia, Ernani Aloísio Mallmann, apresentaram os principais dados referentes ao desempenho das empresas.

Energia elétrica
Quanto ao fornecimento de energia elétrica, foi destacado que, de 1º de janeiro a 30 de junho deste ano, houve o registro de 828 novos usuários, representando um incremento de 1,69%, e um consumo médio de 477,29 kilowatts-hora (kWh). No mesmo período, o consumo geral registrou crescimento de 9,27%, ante -1,26% que marcou o ano de 2009. Este incremento deve-se principalmente ao setor industrial, com 22,61%, o que comprova o reaquecimento da economia.
Os temporais registrados nos dias 12 e 22 de julho, que atingiram 24.045 clientes nos municípios de Teutônia, Westfália, Poço das Antas, Imigrante, Boa Vista do Sul, Salvador do Sul, São Pedro da Serra, Barão, Carlos Barbosa, Lajeado, Santa Clara do Sul, Capitão, Progresso, Tupandi, São José do Sul, Coronel Pilar, Pouso Novo e Marques de Souza, tiveram suas causas detalhadas pelos diretores. Os fatores que contribuíram para a interrupção no fornecimento foram ventos fortes, descargas atmosféricas, granizo e, principalmente, queda de árvores sobre as redes elétricas. Nos dois dias, o Disque Certel Energia, através do telefone gratuito 0800 516300, atendeu a 3.530 ligações. Hoerlle e Hennemann afirmaram que o plantio de árvores fora da faixa de domínio da rede elétrica – 7,5 metros para cada lado – é uma alternativa necessária para evitar estes incidentes.
Entre os principais investimentos já feitos em 2010, os diretores destacam a aquisição de um sistema de rádio digital e um novo caminhão para trabalhos em rede energizada, que possibilitarão um atendimento ainda mais eficaz. Também houve o recondutoramento entre Teutônia e Westfália, a troca de cabos de alta tensão em Capitão e Santa Clara do Sul, o reforço do alimentador de Boqueirão do Leão, o deslocamento da rede em Progresso, a complementação dos cabos de alta tensão em Pouso Novo e a continuidade do processo de automação das quatro subestações de 69 mil Volts.
Segundo os dirigentes, o Prêmio Pontualidade Certel Energia, realizado de 1º de dezembro de 2009 a 24 de junho deste ano, contribuiu para que a inadimplência no pagamento das faturas mensais de energia elétrica reduzisse.
O artigo 23 da Lei 9074/95, cuja legislação enquadrou a Certel Energia como Permissionária de Serviço Público de Distribuição de Energia Elétrica, também foi debatido nas reuniões. O contrato de Permissionária determina que, na prestação do serviço público, seja adotada tecnologia adequada, com materiais, equipamentos, instalações e métodos operativos que atendam às normas técnicas brasileiras e garantam níveis de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia no atendimento e modicidade das tarifas (qualidade dos serviços de energia elétrica). Contemplando essa exigência legal, também foram mostrados às lideranças ajustes necessários na formatação da conta de luz.

Demais negócios
As hidrelétricas Salto Forqueta e Boa Vista têm o volume anual de garantia física de aproximadamente 35 GWh e, em junho, a garantia física da Salto Forqueta, de 2.822,40 MWh, foi comercializada pela primeira vez no Ambiente de Contratação Livre.
Sobre as Lojas Certel, os encontros revelaram que, de março a junho, foram reinauguradas as filiais de Muçum, Progresso, Agudo e Carlos Barbosa, e inauguradas as de Estrela (materiais construção) e duas em Pelotas. Ainda serão inauguradas duas lojas em Rio Grande, uma em Santa Maria e outra em Camaquã.
Quanto ao provedor de Internet CertelNET, foi destacada a ampliação da área abrangida, que agora engloba 24 municípios, com mais de 10,4 mil assinantes.
Foram mostradas aos líderes de núcleo da Certel, imagens do novo parque industrial da Certel Artefatos de Cimento que, além dos postes de concreto, também está fabricando pavimentos intertravados, blocos e vigotas de concreto para a construção civil.
Os líderes de núcleo da microrregião de Teutônia (que inclui Westfália, Poço das Antas, Imigrante, Colinas, Estrela, Coronel Pilar e Boa Vista do Sul) tiveram a oportunidade de visitar a indústria.

Saiba mais
Os líderes de núcleo são um importante elo que as cooperativas possuem com os seus mais de 51 mil associados, principalmente em localidades interioranas. Coordenadas pelo Departamento de Relações Institucionais, as reuniões com a direção são quadrimestrais e pretendem atualizar as cooperativas sobre os anseios dos associados, bem como levar ao conhecimento deles informações quanto ao desempenho das empresas.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia