Certel promove visita às obras da Hidrelétrica Rastro de Auto

02 de Julho
Conselheiros conferiram obras da barragem

Conselheiros conferiram obras da barragem


O ritmo avançado das obras da Hidrelétrica Rastro de Auto, no rio Forqueta, entre os municípios de São José do Herval e Putinga, pôde ser conferido pelos conselheiros administrativos da Certel e da Certel Energia, pela imprensa regional, pelo prefeito de São José de Herval, Ademar Antonio Zanella, e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Adelar da Silva, na manhã do dia 27 de junho. Construída na localidade de Linha São Sebastião, o empreendimento, que terá 7 mil kilowatts de potência instalada e capacidade de gerar energia elétrica para atender aproximadamente 15 mil domicílios, já tem 43% de sua obra civil concluída.

O grupo foi recepcionado por diretores e colaboradores da Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel) e da Electra Power Geração de Energia, empresas empreendedoras que detêm 70% e 30% de participação societária, respectivamente. O primeiro local visitado foi o mirante que permite uma vista panorâmica da barragem que está sendo erguida. Após, conheceram a central de concreto da Lomaq, empresa constituída pela Certel e Electra para construção de usinas; o túnel de adução, com 985 metros de extensão; e os locais onde serão instaladas a chaminé de equilíbrio e a casa de máquinas.

Segundo o diretor de geração de energia elétrica da cooperativa, Julio Cesar Salecker, a obra conta com o empenho de aproximadamente 80 profissionais e tem previsão de conclusão estimada para abril de 2013. “O empreendimento vai exigir 226,50 toneladas de aço, 25 mil m³ de concreto e 147,6 mil m³ de escavações”, enfatiza.

O presidente da Certel, Egon Édio Hoerlle, reforça que esta é a terceira hidrelétrica construída pela cooperativa, sendo a segunda no rio Forqueta, o que contribuirá para a produção de uma energia limpa e sustentável. “Temos projetos para outras cinco hidrelétricas neste mesmo rio, além de inventários hidrelétricos já aprovados para outros cursos d’água. A quarta usina a ser construída é a Cazuza Ferreira, no rio Lajeado Grande, em São Francisco de Paula, cujas obras devem iniciar já no próximo ano”, afirmou, sublinhando que também serão desenvolvidos programas ambientais no empreendimento.

Após a visita, um almoço de confraternização foi oferecido à comitiva no Restaurante e Churrascaria Sol do Sul. À tarde, os conselheiros administrativos tiveram sua reunião mensal com os diretores das cooperativas na Câmara de Vereadores de São José do Herval.

 Avaliação positiva
“A cooperativa está fazendo a sua parte para garantir o fornecimento de energia elétrica que, cada vez mais, é um insumo essencial para a sociedade. Ficamos felizes ao ver que nossos recursos estão sendo bem aplicados”, diz Romeu Kayser, de Linha Catarina, Teutônia, conselheiro da Certel.

“Fiquei impressionado com a obra, pois apresenta boas condições de infraestrutura. A cada obra dessas, a cooperativa vai proporcionar mais benefícios aos associados, que terão maior autonomia de energia elétrica”, destacou José Inácio Flach, de Francesa Alta, Barão, conselheiro da Certel Energia.

“A visita atendeu plenamente às expectativas, pois o esforço da cooperativa está espetacular. Ampliar a geração de energia elétrica vai ser algo muito positivo para a grande família Certel”, assinalou Meljor Astor Ritter, de Marques de Souza, conselheiro da Certel.

 
Saiba mais sobre o empreendimento:

 Potência instalada: 7.020 kW

Energia média anual gerada: 38.027.160 kWh/ano

Abastecimento: 15 mil domicílios

Área alagada: 28,98 ha

Cronograma de execução: 43% concluído

Altura da barragem: 23 m

Largura da barragem: 15,08 m

Túnel de adução: 985 m de comprimento e 4 m de diâmetro

Área de casa de máquinas: 395,99 m²

Turbina  hidráulica: 2 unidades tipo Francis Dupla Espiral

Gerador: 2 unidades tipo Síncrono Brushless

Ponto de conexão: através da rede de 69 kV conectada com a Subestação Certel em Canudos do Vale

 

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia