Colaboradores da Certel iniciam segunda edição do curso de Libras

27 de Agosto
Curso ocorre sextas-feiras, na Certel, em Teutônia

Curso ocorre sextas-feiras, na Certel, em Teutônia


Teve início na manhã de sexta-feira, dia 24, a segunda edição do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), na sede da Certel, em Teutônia. Destinado aos colaboradores da cooperativa, o curso é ministrado pelo jovem Carlos Alberto Nicolay, com auxílio da monitora Marciele Allebrandt, ambos deficientes auditivos que trabalham na Certel. Em 2011, as aulas eram proferidas pela professora Marisa Brandão Leuchtenberger, da Secretaria de Educação de Teutônia, que continua prestando serviços de tradução em Libras nos eventos da empresa.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 24 milhões de deficientes no Brasil e, destes, 65,7% não alfabetizados, 29,2% com ensino fundamental incompleto e apenas 5,1% com ensino fundamental completo. Para o gerente de Recursos Humanos da Certel, Alexandre Marcelo Schneider, isto significa que, numa época de “apagão de talentos”, abre-se mão de preparar uma grande parcela de profissionais pelo simples fato de serem diferentes e necessitarem de outra abordagem ou estrutura de aprendizado.

“A sociedade precisa olhar para esse aspecto e fazer sua parte: acolher e desenvolver. Desta forma, estaremos fazendo um bem muito maior, resgatando a cidadania destas pessoas e fazendo com que se sintam úteis na sociedade, pois a maioria delas esbanja capacidade e pode desenvolver tarefas com resultados qualificados como qualquer outra pessoa”, avalia.

O presidente da cooperativa, Egon Édio Hoerlle, salienta a importância desta inclusão social possibilitada a pessoas que tenham algum tipo de deficiência. “São pessoas que, muitas vezes, vivem à margem da sociedade que lhes restringe algo que é valioso para o ser humano melhorar sua autoestima: o direito à oportunidade”, relata. A Certel tem reservado parte de suas vagas para pessoas com deficiência em todos seus processos seletivos, desde que a função permita a sua inserção nessas condições.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia