Com apoio da Certel Energia, empresas neutralizam emissões de carbono

16 de Junho
Ariberto Versteg, da Tornocar

Ariberto Versteg, da Tornocar

Quatro empresas plantarão um total de 2.806 mudas de árvores para, num gesto sustentável, contribuírem com a preservação do meio ambiente. A medida, que integra o programa Energia Verde em Harmonia Ambiental, desenvolvido pela Certel Energia, propõe a neutralização de 560,14 toneladas de gases poluentes que causam o efeito estufa na atmosfera, cientificamente comprovado como uma das principais causas do aquecimento global.
A Pescados Três Vales, de Teutônia, aderiu recentemente ao programa e, juntamente com outras três empresas que renovaram suas parcerias com o programa, recebeu o selo Carbono Neutro, entregue pelo consultor ambiental da cooperativa, o engenheiro agrônomo Ricardo Jasper, e a colaboradora do Departamento de Meio Ambiente, a engenheira ambiental Tatiana da Costa.

Pescados Três Vales

Com atuação em todo o país, em especial nos estados de São Paulo e Brasília e na região Nordeste, a Pescados Três Vales é o primeiro frigorífico de peixes a desenvolver a neutralização do carbono. Serão plantadas 1.289 mudas e neutralizadas 257,27 toneladas de gás carbônico equivalente (CO2e). De acordo com o proprietário, César Tranqüilo Fontana, o objetivo é contribuir com a preservação da natureza, a exemplo das demais empresas e instituições já participantes do programa. “Temos que nos adequar a tudo que pode reduzir a poluição, e é bom contar com o apoio da Certel Energia, que disponibiliza profissionais qualificados nesse sentido. É uma parceria muito útil nesta nova etapa que se inicia em benefício do meio ambiente. Pensamos também em agregar a marca às nossas embalagens para mostrar aos clientes que estamos cumprindo com a nossa parte”, relata.

Madeireira Travessão


A Madeireira e Serraria Travessão, de Teutônia, que pelo segundo ano consecutivo participa do programa, plantará 833 mudas para neutralizar 166,43 toneladas de CO2e. O proprietário, Fernando da Costa, destaca o significado deste compromisso ambiental. “Somos a única empresa da área a possuir o selo, o que vem sendo reconhecido pelos clientes. O madeireiro sempre é visto como um devastador, mas queremos mostrar que colhemos aquela floresta plantada especificamente para esta finalidade, que é a floresta renovável. Além disso, também preservamos as florestas naturais, com matas nativas monitoradas”, avalia.

Grupo Krabbe

Pelo sétimo ano participando do programa, o Grupo Krabbe, de Westfália, vai neutralizar 133,41 toneladas de CO2e com o plantio de 668 mudas. Conforme o diretor, Ido Sulzbach, a empresa está cada vez mais determinada em agir de maneira sustentável.  “Somos uma das primeiras empresas a aderir ao programa, e ficamos felizes que outras organizações também tenham a mesma preocupação. As árvores serão plantadas pelos nossos colaboradores para que eles próprios se responsabilizem pelo cuidado de cada planta”, salienta.

Tornocar

A Tornocar Indústria e Comércio, de Teutônia, terá de plantar 16 mudas para neutralizar 3,03 toneladas de CO2e. Há sete anos integrada ao programa da Certel Energia, a empresa apresenta uma significativa redução de gases poluentes emitidos por suas atividades. “Assim como a natureza ganha com a ação destas entidades que neutralizam os gases poluentes, também a nossa empresa é beneficiada, pois trabalhamos de forma contundente para que haja menos poluição. Para atingir esse objetivo, investimos em tecnologia e na qualificação das pessoas. A meta é trabalharmos rigorosamente para contribuir com a recuperação do meio ambiente”, enaltece o diretor, Ariberto Versteg.

Saiba mais


Desde dezembro de 2007, quando foi lançado, o programa Energia Verde em Harmonia Ambiental já englobou 67 empresas e instituições públicas que plantaram 119.356 mudas de árvores para neutralizar 23.669,55 toneladas de CO2e. Empresas e instituições públicas interessadas em também participar podem procurar o Departamento de Meio Ambiente da Certel Energia.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia