Concerto Didático estimula o canto coral

13 de Agosto
Prefeita disse que uma semente foi plantada

Prefeita disse que uma semente foi plantada



A noite de segunda-feira, dia 9, foi mais alegre e emocionante para quem esteve na Igreja Matriz São José, em Sério. Foi lá que um bom público, entre autoridades municipais, moradores e estudantes da Escola Estadual Pedro Albino Müller, assistiram ao Concerto Didático do Coral Certel. Várias canções foram apresentadas pelos coralistas, todos colaboradores da Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia (Certel Energia) ou da Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel), sob a regência do maestro Martin Alexandre Altevogt.
Entre cada música, os olhos de quem ouvia brilhavam de emoção, e um sorriso espontâneo se formava no rosto. Após cada canção, Altevogt trouxe informações e curiosidades sobre o canto coral, além de peculiaridades sobre cada música. “Coro é um grupo de cantores que se apresentam juntos, na distribuição de vozes tradicional, isto é, soprano, contralto, tenor e baixo. O termo é normalmente usado com qualificativos, como coro misto, coro feminino, coro masculino, coro infantil, coro juvenil, coro de ópera”, salienta.

Semente plantada
A prefeita de Sério, Dolores Maria Kunzler, comparou a apresentação com uma semente que foi plantada no município. “Como ainda não temos nenhum coral formado, a alegria e os ensinamentos transmitidos pelo Concerto Didático certamente vão estimular nossos jovens a também se mobilizarem nesse sentido”, afirma. “A partir de agora, começaremos a trabalhar mais o canto coral nas escolas para descobrir os talentos existentes. A gente precisa conhecer para gostar, admirar e investir na área”, acrescenta.
Na avaliação da prefeita, as apresentações do Coral Certel são importantes por estimularem a cultura musical e proporcionarem bem-estar e qualidade de vida aos associados da cooperativa. “Vale muito a pena ver a Certel se aproximando das comunidades. É uma cooperativa que realmente sabe prestigiar seus associados”, menciona.

Reação instantânea
O padre Carlos André Müller diz que os efeitos da apresentação foram imediatos. “Quando fechei a igreja, um grupo de jovens estava cantando na escola. É uma pequena mostra que algo chamou atenção deles”, relata. “E as explicações repassadas pelo maestro são uma forma muito educativa de mostrar que é necessário conhecer mais e melhor quando se trata de um coral”, enfatiza o pároco, frisando que disciplina, dedicação e comprometimento são essenciais para se aproximar da perfeição.

Compromisso social
O vice-presidente da Certel, Erineo José Hennemann, acompanhou o coral e, ao final do concerto, saudou o público. “Temos 821 associados consumidores no município, o que faz de Sério um local muito especial para a cooperativa. E como o canto coral descontrai, emociona e comunica, é uma forma de nos aproximarmos das comunidades, levando cultura”, ressalta.

Show à parte
Antes de o Concerto Didático iniciar, os jovens Guilherme Hickmann e Tália Becker apresentaram duas belas interpretações. Eles integram o grupo juvenil de animação e, há anos, apresentam-se em festivais pela região, tendo inclusive já conquistado troféus.  “Eles são incentivados pela Prefeitura e realizam ensaios semanais. É uma prova de que temos bons talentos para formar também corais no município”, enaltece a prefeita.

Agenda
O próximo Concerto Didático do Coral Certel será dia 30 de agosto, às 20h, na Igreja Matriz São João Batista, em Boqueirão do Leão.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia