Construmóbil neutraliza emissões de carbono da edição passada

13 de Junho
Plantio no Residencial Jardim do Cedro II

Plantio no Residencial Jardim do Cedro II

A comissão organizadora da Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração do Vale do Taquari (Construmóbil) finalizou, na manhã de quarta-feira, dia 11, o plantio das 56 árvores que neutralizarão as 12,32 toneladas de gás carbônico equivalente (CO2e) emitidas pela edição do ano passado. Em parceria com a Certel Energia, através do programa Energia Verde em Harmonia Ambiental - que doou mudas nativas e concedeu o selo Carbono Neutro ao evento - o plantio foi efetuado junto à área verde do condomínio residencial Jardim do Cedro II, em Lajeado.

Sensibilidade


Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Alex Schmitt, com esta ação as empresas envolvidas na feira demonstram a sensibilidade de manter foco ao tripé da sustentabilidade, onde o meio ambiente é um fator importante e que não pode ser esquecido. Segundo Schmitt, além da neutralização do carbono, há também o fator de ensinar com o exemplo e mostrar que a ação é possível. “Com isso, tentamos sensibilizar a todos os componentes da construção civil sobre a importância de termos um olhar atento ao meio ambiente como um legado para as futuras gerações. Porque o desenvolvimento econômico não pode ser dissociado da sustentabilidade ambiental”, acrescentou.

Postura


Na ótica de André Kielling, ex-presidente de edições anteriores e integrante da comissão da Construmóbil 2015, este compromisso ambiental assumido pela feira e pelas empresas envolvidas revela uma mudança de postura da sociedade. “Desde 2011, tivemos a grata satisfação de poder integrar no plano de ações da nossa feira a neutralização do carbono com o plantio das árvores”, afirmou. Kielling diz que, hoje, trabalhar com sustentabilidade é uma obrigação para as empresas da construção civil e de todos os demais ramos. “Precisamos cuidar dessa espaçonave em que vivemos que é o planeta Terra”, alertou, lembrando um ditado que diz: “Deus perdoa a todos, as pessoas perdoam a alguns e a natureza não perdoa a ninguém”.

Diferencial

No entender do presidente da Construmóbil 2015, Clécio Vargas, a preocupação em respeitar a natureza é vital. “Como é importante as empresas terem o seu lado sustentável economicamente, temos que pensar também no meio ambiente, que é o lugar onde vivemos e de onde tiramos o nosso sustento”, frisou. Para Vargas, essas ações fazem com que empresas como a Certel sejam um diferencial no mercado. “Através desse tipo de ação, é que as pessoas enxergam as empresas que participam da vida da comunidade como um todo”.
A síndica do condomínio, Franciele Maria Wendt, agradeceu a presença de todos enfatizando ser “um prazer receber essas mudas”.
Também estiveram presentes o consultor ambiental da Certel Energia, Ricardo Jasper, e demais representantes da Acil, Programa MudAR, Imojel, poder público e imprensa.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia