Copa Certel/Aslivata integrará 33 clubes

11 de Agosto
Hoerlle (e), Carmen e Hammes com a bola oficial

Hoerlle (e), Carmen e Hammes com a bola oficial


Desportistas do Vale do Taquari prestigiaram na noite de sexta-feira, dia 6, ao lançamento da 13ª Copa Certel/Aslivata de Futebol Amador, na Galeteria Alvi-Azul, em Lajeado. Em sua saudação, o presidente da Associação das Ligas do Vale do Taquari (Aslivata), Vianei Hammes, disse que o retorno de clubes que estavam há anos fora do campeonato é uma prova do sucesso desta nova edição, que contará com um total de 33 equipes – 11 na Série A e 22 na Série B.

Cidadãos exemplares
A expectativa, segundo Hammes, é de trazer novos valores na formação de atletas e cidadãos, principalmente com as categorias de base, que englobam os mais jovens. “É preciso valorizar os atletas dos municípios ou que tenham ramificação com as comunidades, dando novo formato ao nosso futebol amador”, relata.
Hammes ressalta que esta edição será marcada por uma grande reformulação, especialmente com os atletas da categoria Aspirantes até 21 anos. Nas chaves A, B e C, não valerão os pontos dos Aspirantes, mas sim a disciplina. “Queremos formar novos atletas, e, acima de tudo, dar oportunidade para que os jovens garotos tornem-se cidadãos exemplares”, afirma.

Força e disciplina
A prefeita de Lajeado, Carmen Regina Pereira Cardoso, diz apreciar o futebol promovido pela Certel. “Além de fornecer energia elétrica de qualidade, de disponibilizar suas lojas e o sinal da internet e de desenvolver uma série de ações sociais, culturais e ambientais, a Certel também apoia o esporte, o que é algo salutar. Por isso, precisamos de energia física para ter um futebol forte e disciplinado”, endossa.
De acordo com ela, o esporte, em especial o futebol, é uma grande força propulsora da autoestima. “Se quiseres um ano de prosperidade, plante grãos; se quiseres dez anos, plante árvores; já se quiseres 100 anos, cultive vidas”, compara. Também estiverem presentes os prefeitos de Encantado, Paulo Costi, e de Capitão, Jari Hunhoff.

Arbitragem experiente
A arbitragem do campeonato conta com juízes da Federação Gaúcha de Futebol, entre os quais se destaca o estrelense Leandro Vuaden, também árbitro da Federação Internacional de Futebol (Fifa). “Sou muito grato ao futebol da região que, pela sua qualidade e organização, me ajudou muito a chegar onde estou. Este segmento é uma engrenagem que tem que funcionar. Se cada um fizer seu papel, com certeza teremos mais uma competição maravilhosa”, assinala.
Vuaden classifica o esporte como um instrumento de socialização. “Um bom exemplo dado pode valer mais que mil palavras. O futebol em si também tem esse poder, pois é uma paixão muito grande, tem um poder magnífico. Que todos realmente aproveitem e lembrem-se que toda ação pode ter uma reação”, recomenda.

Amador e profissional
Quem também prestigiou ao lançamento foi o gerente de futebol Luiz Freire, do Esporte Clube Lajeadense, entidade igualmente apoiada pela Certel e que disputará a primeira divisão do Futebol Gaúcho de 2011, ano do seu centenário. “Esta integração do futebol amador com o profissional é importante. Recebemos muita ajuda dos clubes amadores, principalmente com cedência de estádios para eventuais treinamentos. Sem contar que alguns dos nossos jogadores são oriundos do futebol amador e tiveram passagem pelo Regional Certel/Aslivata”, enaltece.
Freire observa que o futebol é o esporte predileto no mundo inteiro, e serve de pilar para que muitos problemas sociais sejam evitados. “Ele retira o jovem das ruas, do mau caminho. Podemos evitar muitas coisas ruins se integrarmos principalmente os jovens ao futebol. Mas a disputa deve prevalecer somente dentro das quatro linhas. Fora delas, deve haver cordialidade e gentileza, pois a vida continua”, justifica.

Desenvolvimento regional
Segundo o presidente da Certel, Egon Édio Hoerlle, a cooperativa tem um compromisso com a sociedade onde está inserida. Por isso, também incentiva o esporte. “Ao longo de seus 54 anos de história, a Certel contribuiu decisivamente para o desenvolvimento regional, jamais deixando de participar de atividades sociais, culturais, esportivas e recreativas”, sublinha.
Hoerlle define o futebol como arte e paixão. “É um preparo físico muito sadio, aliado a lazer, descontração, confraternização. O futebol faz com que tenhamos uma vida mais digna e, principalmente, ocupa os jovens, oferecendo-lhes diversão e afastando-lhes da drogadição”, avalia.

Clubes participantes
Série A: Ecas e Riograndense, de Imigrante; União Santo André, União Carneiros e São Cristóvão, de Lajeado; Fluminense, de Mato Leitão; 25 de Julho, de Cruzeiro do Sul; Floriano, de Bom Retiro do Sul; Navegantes, de Encantado; Tiradentes, de Nova Bréscia; e São Luiz, de Arvorezinha.
Série B: Ouro Verde, Bangu, Flamengo, Cruzeiro, Alto Taquari, União da Clara, Fluminense da Harmonia, Ribeirense, Gaúcho, Canabarrense e Boa Vista, de Teutônia; Juventude, Esperança, Palmeiras e Fluminense, de Westfália; Juventude, de Colinas; São Rafael, de Cruzeiro do Sul; Sete de Setembro, de Capitão; Palmense e Forquetense, de Arroio do Meio; Gaúcho, de Progresso; e Travesseirense, de Travesseiro.

Ponta pé inicial
No jogo de abertura, realizado domingo, dia 8, em Imigrante, entre Ecas e Riograndense, o ponta pé inicial foi dado pelo mascote Xoquinho. O único gol da partida foi de Róbson, do Riograndense, aos 47 minutos do segundo tempo.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia