Cursos à distância mais acessíveis para quem é associado da Certel

28 de Maio
Gestores com representantes das universidades

Gestores com representantes das universidades

Existem princípios doutrinários que regem o cooperativismo. Um dos mais importantes é o estímulo à informação, à educação e à formação humana, que visa desenvolver as pessoas da cooperativa. Com esse olhar, Certel e Certel Energia, que já promovem uma série de ações em benefício de seu quadro social, implantam agora uma iniciativa pioneira no incentivo à geração de conhecimento.
Foi assinado, no dia 5 de maio, no auditório das cooperativas, o convênio com as universidades Unopar e Unisinos que oferece cursos de educação à distância (EAD) tanto para colaboradores como para associados, com descontos que podem chegar a até 10%.
Além de já ofertar bolsas de estudo para colaboradores em universidades com cursos presenciais (Univates, La Sale, Unisc, etc.), e para associados nos cursos profissionalizantes do Colégio Teutônia, Certel e Certel Energia agora ampliam o leque para auxiliar quem deseja estudar sem sair de casa. O convênio não contempla apenas cursos específicos de extensão, mas sim, vários cursos de graduação e pós-graduação.
Embora os cursos estejam disponíveis para qualquer associado, de qualquer local, é um incentivo com importância especial no sentido de evitar o êxodo rural: o jovem que vive no campo ou em regiões mais distantes dos grandes centros, associado à Certel e Certel Energia, não precisará mais abrir mão do seu trabalho ou sair de sua cidade, para realizar o sonho de cursar uma faculdade.  

Premissa
O gerente de recursos humanos, Alexandre Marcelo Schneider, frisou que as cooperativas têm como premissa o desenvolvimento de seu capital intelectual. Logo, este convênio se soma a outra ação inovadora implantada este ano, o portal do conhecimento disponível no site www.certel.com.br, através do qual os associados podem realizar cursos vinculados ao cooperativismo.
“A maioria dos cursos à distância são extensivos para cônjuges e filhos de associados. Basta encaminhar a solicitação junto ao setor de Relações Institucionais das cooperativas, informando o curso desejado e a cooperativa autorizará o desconto junto à universidade escolhida”, afirma. Segundo Schneider, a vantagem é que os cursos por EAD podem ser feitos em casa, via computador, e só em alguns momentos o aluno precisa ir ao polo da universidade. “O ensino à distância é uma tendência que vem crescendo cada vez mais, e precisamos abrir esta nova possibilidade, já que a tecnologia nos permite”. Ele salienta que o apoio aos cursos presenciais continuará, podendo inclusive ser ampliado, também com cursos de nível superior, através de convênios com entidades parceiras com sede na região. Estes convênios também já estão em construção, contemplando todos os associados.

Avaliação
Conforme a coordenadora pedagógica da Unopar, Helena Cristina Menegin Wendt, a universidade conta com 450 polos no Brasil e já realizou várias experiências com empresas. “Mas é a primeira vez que uma organização possibilita a educação à distância também para o seu público externo, no caso, os associados”, pondera.
Para o diretor da unidade de educação continuada da Unisinos, Francisco Zanini, esta parceria oferecerá facilidades a quem não dispõe de condições para frequentar um curso presencial. “É um processo de qualificação absolutamente irreversível, pois, a todo o momento, estamos aprendendo e nos aperfeiçoando para os mais variados desafios do dia a dia”, afirma.

Solução
De acordo com o presidente, Erineo José Hennemann, a melhoria da inteligência cooperativa é cada vez mais a grande solução para atingir o sucesso. “E justamente com o objetivo de quebrar paradigmas, de encontrar novas ferramentas para contribuir com a gestão de nossas cooperativas, é que apostamos na qualificação para capacitar ainda mais nossos associados, colaboradores e diretores”, pontuou.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia