Cursos orientam sobre recuperação de nascentes e separação de resíduos

16 de Dezembro
Schmidt frisou compromisso com a comunidade

Schmidt frisou compromisso com a comunidade


Associados e colaboradores das cooperativas Certel, Certel Energia, Languiru e Certaja participaram, de 6 a 10 de dezembro, dos cursos “Recuperação de Nascentes e Cabeceiras de Mananciais de Água” e “Separação e Reciclagem de Resíduos Sólidos”. Numa iniciativa da Comissão de Meio Ambiente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), os temas enquadram-se ao Código Florestal Brasileiro e à Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em agosto e que deve ser regulamentada nos próximos meses.

Pura e saudável

O primeiro curso, sobre recuperação de nascentes e cabeceiras de mananciais de água, foi realizado na Associação dos Funcionários da Cooperativa Languiru. A saudação aos participantes foi feita pelo vice-presidente do Sistema Ocergs/Sescoop-RS, Irno Augusto Pretto. “É o primeiro passo para que a propriedade rural, através dos associados, tenha sua água preservada. É preciso começar hoje, pois amanhã será tarde. A fonte natural é o bem mais importante que a natureza nos oferece, com água pura e saudável”, afirmou.

Reaproveitamento

Segundo Jaques Rodolfo Landmeier, 21 anos, técnico agrícola e estudante de engenharia ambiental que atua na produção de frangos de corte da Cooperativa Languiru, o curso envolveu muita prática. O jovem destaca que visitou propriedades de associados para analisar as fontes e vertentes, ocasião em que puderam orientar aos produtores para que reaproveitem a água dessas nascentes. “Aprendi que quase toda propriedade rural tem uma vertente, e que a água deve, na medida do possível, ser reutilizada. Não é preciso usar de uma rede ou poço artesiano se a propriedade conta com vertente. E agora, podemos divulgar isso aos nossos associados com muito mais clareza”, menciona.

Compromisso

Já o segundo curso, sobre separação e reciclagem de resíduos sólidos, ocorreu no auditório da Certel. Os participantes foram saudados pelo coordenador técnico do Sistema Ocergs/Sescoop-RS, professor Derli Schmidt. “A Ocergs e a Certel estão orientando sobre um tema fundamental à vida, atendendo ao princípio do movimento cooperativo mundial que é o compromisso com a comunidade”, ressalta.

Conscientização

Para Leandro da Cruz Vargas, gestor da área ambiental e de segurança do trabalho da Certaja, de Taquari, esse aperfeiçoamento é fundamental. Por vir de uma entidade séria como o Sescoop e de uma cooperativa amplamente engajada com o meio ambiente como a Certel, Vargas diz que tem muito a ganhar com o curso. “Agora, devemos fazer com que isso seja aceito por todas as pessoas na forma de conscientização e preservação ambiental. Quanto mais conhecimento tivermos para nortear nossos associados, melhor será. A vasta experiência do instrutor Ricardo Jasper, que desde 1988 coordena os serviços ambientais da Certel e que agora também integra a Comissão de Meio Ambiente da Ocergs, contribui muito para a qualificação da nossa atividade”, avalia.

Sustentabilidade

Os cursos foram ministrados pelo engenheiro agrônomo e especialista em gestão e manejo ambiental de sistemas florestais e em economia e meio ambiente, Ricardo Jasper, responsável pelo departamento ambiental da Certel e da Certel Energia e membro da Comissão de Meio Ambiente da Ocergs. Segundo Jasper, o objetivo é promover a recuperação de nascentes e a gestão de resíduos sólidos como forma de melhorar a sustentabilidade da pequena propriedade e a adequação das cooperativas e empresas associadas para as demandas legais. “Pretendemos desenvolver um núcleo modelo de produtores e cooperativas no Estado, visando uma maior conscientização dos associados para que preservem os seus recursos hídricos e controlem os resíduos gerados em suas atividades produtivas. Os cursos representam o início de uma aproximação entre o Sistema Ocergs-Sescoop/RS e os cooperados das cooperativas integradas ao Sistema”, explica.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia