Descendentes da família Wessel visitaram a Certel

02 de Maio
Grupo visitou o Viveiro de Essências Florestais

Grupo visitou o Viveiro de Essências Florestais


No dia 18 de abril, a sede administrativa da Certel recebeu a visita de alemães descendentes da família Wessel. Atualmente residentes na Pensilvânia e em Savannah, Georgia, nos Estados Unidos, Kirk Fernitz e o casal Bill e Gerda Freemann, juntamente com Gerda Johannsmann, que vive em Osnabrück, na Alemanha, estiveram acompanhados pelo teutoniense e também descendente Nestor Schneider, que conduziu o grupo durante a visita ao município de Teutônia.
Na Certel, os visitantes foram recepcionados pelo presidente, Egon Édio Hoerlle, e pelos colaboradores Luis Dahmer, Ricardo Jasper, Marco Weber e Sandra Wink. Na oportunidade, assistiram a um vídeo institucional legendado e dialogaram com os anfitriões sobre o forte predomínio da cultura alemã no município. Também visitaram o Centro de Operação do Sistema, que controla a geração e distribuição de energia elétrica, e o Viveiro de Essências Florestais, que produz as mudas utilizadas nos programas ambientais da cooperativa e comercializadas em três lojas de plantas.
“Percebemos que a cooperativa investe em tecnologia de ponta para atender bem aos seus associados. As atividades em benefício da natureza, que contam com um amplo e moderno viveiro, mostram que a Certel é uma empresa diferenciada. É um orgulho saber que muitos descendentes de alemães trabalham e dirigem a cooperativa”, avalia Kirk Fernitz.
O patriarca da família, Augusto William Wessel, migrou para o Brasil em 1869. Na ocasião, comprou um lote relativamente grande e escreveu duas cartas para a Alemanha que nunca retornaram. “E Gerda Freemann, numa visita a Alemanha, pesquisou na internet e descobriu as Lojas Wessel, cuja sede fica em Teutônia”, explica Schneider. “Eles se impressionaram com a receptividade do povo brasileiro. Acham que nós ainda somos como eles eram antigamente, carinhosos e afetivos. Hoje, eles vivem entre povos ‘frios’, que não se doam como nós”, complementa.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia