Empresas neutralizam emissão de carbono à atmosfera

20 de Maio
Cooperativa Languiru

Cooperativa Languiru

Três empresas teutonienses receberam, no dia 5 de maio, o selo Carbono Neutro do programa Energia Verde em Harmonia Ambiental, desenvolvido pela Certel com o objetivo de neutralizar as emissões de carbono equivalente à atmosfera, uma das principais causas do aquecimento global. Com este propósito, a Cooperativa Languiru, a Serraria Travessão e a Certel Artefatos de Cimento plantarão um total de 2.819 mudas de árvores nativas para neutralizar 563,35 toneladas de carbono equivalente (tCO2e).
Na entrega da certificação, o presidente da Certel, Erineo José Hennemann, o diretor-superintendente, Ilvo Edgar Poersch, e a engenheira ambiental, Tatiana da Costa, destacaram a importância das empresas serem sustentáveis e agradeceram pela renovação desta parceria com a cooperativa. Endossaram que, desde dezembro de 2007, quando o programa foi implantado, 69 entidades públicas e privadas já neutralizaram 25.818,80 tCO2e com o plantio de 130.124 mudas de árvores.

Languiru
A Cooperativa Languiru plantará 1.870 árvores para neutralizar 374 tCO2e emitidas por sua indústria de laticínios. O presidente, Dirceu Bayer, acompanhado do vice, Renato Kreimeier, e do engenheiro ambiental, Tiago Feldkircher, frisou que o selo, além de comprovar que a empresa age em prol da natureza, também fortalece a sua marca. “Inclusive, temos o firme propósito de estender esta certificação também a outros segmentos da cooperativa. Temos de reconhecer a Certel por este brilhante trabalho, e esperamos que seja perene”, frisou.
Bayer também destacou ação pioneira no Estado, desenvolvida pela Languiru em parceria com uma empresa alemã, através da Ocergs, na sua Unidade Produtora de Leitões (UPL) de Bom Retiro do Sul, que aproveita os excrementos suínos para produção de energia elétrica. “Aqueles dejetos que antes poluíam o meio ambiente hoje estão sendo transformados, através de uma tecnologia de ponta, em energia para aquecimento dos chuveiros para os leitões. Neste sentido, promoveremos, dia 11 de junho, um seminário reunindo lideranças da região para debater e avaliar esta inovação”, assinalou o presidente.

Travessão
Especializada na produção de paletes, a Serraria Travessão neutralizará 167,5 tCO2e de suas atividades com o plantio de 839 mudas. “É o terceiro ano que participamos do programa, e a ideia é continuar mantendo, até por sermos uma empresa que necessita da madeira”, relatou o proprietário, Fernando da Costa. A empresa utiliza somente eucalipto, com madeiras renováveis. “Nossos clientes estão distribuídos por todo o Estado e reconhecem o esforço em compensarmos os impactos que causamos ao meio ambiente”, acrescentou o empresário, observando que grande parte dos paletes são destinados para o mercado externo, como Alemanha e Irlanda.

Artefatos
Responsável pela fabricação de postes de concreto e pisos intertravados, a Certel Artefatos de Cimento vai plantar 110 mudas para neutralizar 21,85 tCO2e. Conforme o gerente, Airton Roque Kist, o selo Carbono Neutro se torna uma comprovação de que a indústria adota uma política de sustentabilidade, através da qual procura ser economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta. “Além de trabalharmos a destinação dos resíduos, mantemos uma política de gestão de processos bem alinhada para colocar em prática esses conceitos. Assim, levamos junto a bandeira verde que a Certel carrega há muitos anos”, mencionou.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia