Esforço recompensado com sábado inesquecível

19 de Julho
Visita à barragem da hidrelétrica

Visita à barragem da hidrelétrica


O último sábado, dia 16, será inesquecível para os 61 moradores de Teutônia, Lajeado e Arroio do Meio que tiveram 100% de frequência na 16ª edição do Peso Leve, programa de reeducação alimentar desenvolvido pela Certel que encerrou na terça-feira, dia 12. Tudo porque, como não faltaram em nenhum dos 20 encontros do programa, os participantes foram premiados com uma viagem à Hidrelétrica Salto Forqueta, entre Putinga e São José do Herval.

Roteiro
Acompanhado pelo presidente, Egon Édio Hoerlle, e por colaboradores da cooperativa, o grupo conheceu todas as etapas da geração de energia da usina. A visita iniciou no mirante, onde se tem uma vista panorâmica do empreendimento. O primeiro local visitado foi a barragem, sendo que os visitantes puderam vê-la vertendo a água do Rio Forqueta. Após, os adeptos do Peso Leve mostraram na prática que, além de mais belos, estão com mais força e saúde, visto que desceram os quase 100 degraus da escada da barragem, atravessando-a por dentro da galeria de inspeção. Nesta oportunidade, o grupo visualizou o canal de ictiofauna, uma espécie de escada, feita com pedras, que permite uma melhor reprodução dos peixes.
Após subir a escadaria, os visitantes caminharam por uma trilha ecológica e conheceram o túnel adutor, que atravessa um morro e conduz a água do rio até as turbinas, onde ocorre a geração da energia elétrica, retornando ao seu leito normal. Na sala de comando da casa de força, o grupo viu que o controle e monitoramento da hidrelétrica é feito, via satélite, diretamente pela sede da cooperativa, em Teutônia.

Agradecimento
Antes do almoço oferecido pela Certel, no centro de visitações da usina, Hoerlle agradeceu aos visitantes por acreditarem no programa de reeducação alimentar Peso Leve que, desde 2003, já beneficiou mais de três mil pessoas. Disse que investir no social é um compromisso das cooperativas e que a qualidade de vida dos associados está sempre em primeiro lugar.

Geração
O presidente salientou ainda que, a exemplo das hidrelétricas Salto Forqueta e Boa Vista (esta localizada no Arroio Boa Vista, em Linha Geraldo, Estrela), a Certel continuará investindo em novas usinas. Somente o Rio Forqueta receberá mais seis hidrelétricas, sendo que as obras da segunda, denominada Rastro de Auto, provavelmente iniciarão ainda este ano. “Investir na geração é o caminho para que tenhamos ainda mais sucesso, visto que a energia elétrica é um insumo indispensável para o crescimento do País”.

Saúde fortalecida
Com 23,3 quilos a menos, Vilson Larssen, 44 anos, de Linha Catarina, Teutônia, não se arrependeu de assistir a todos os encontros do programa. “Em primeiro lugar, pela saúde que adquiri com a reeducação alimentar. E em segundo, por conhecer um lugar tão encantador. Fomos recepcionados e acompanhados pelo presidente da cooperativa, que explicou tudo nos mínimos detalhes”.

Estímulo
Rogério de Freitas, 39 anos, de Conventos, Lajeado, que emagreceu quatro quilos, mostrou-se impressionado com a usina. “Esta premiação foi um estímulo a mais para que participássemos assiduamente do programa. A usina está em plena harmonia com o meio ambiente, foi um passeio muito válido”.

Momento inesquecível
Ana Paula Knecht, 29 anos, de Arroio do Meio, que em três edições do Peso Leve já emagreceu 20 quilos, diz sentir-se recompensada. “Além de estarmos mais saudáveis agora, somos presenteados com um passeio tão agradável. O lugar é lindo e passamos um dia perfeito. A equipe da Certel nos proporcionou momentos inesquecíveis. Somos gratos também ao presidente, Egon Hoerlle, que nos acompanha sempre e vive intensamente o cooperativismo”.

Gratificante
Lori Bergmann, 58 anos, do Bairro Imigrante, Lajeado, participou do Peso Leve pela segunda vez e já eliminou 17 quilos. “Ter vindo para cá foi muito gratificante, pois assim vemos como é o trabalho da Certel na geração. A trilha ecológica e a descida nas escadas até permitiu que nos exercitássemos, eliminando mais uns quilinhos”.

Mais feliz
Participante mais antiga de todas as edições do Peso Leve, dona Alvida Fucks Kuhn, 76 anos, de Lajeado, que emagreceu mais de dez quilos, também gostou do passeio. “Só lamento por não ter podido descer a escada, pois quando temos certa idade, precisamos nos cuidar. Recentemente, uma amiga disse que aparento ter dez anos a menos e estar mais feliz. Graças ao Peso Leve, estou caminhando mais”.

Saiba mais
A 17ª edição do Peso Leve iniciará em agosto nos municípios de Lajeado (segundas, das 15h às 17h, e terças, das 18h30min às 20h30min, na sala de treinamento da loja Home Center Certel), Arroio do Meio (segundas, das 18h30min às 20h30min, no Centro Cultural), Teutônia (quartas, das 14h30min às 16h30min, no Colégio Teutônia) e Travesseiro (quartas, das 19h às 21h, no Clube Esportivo Travesseirense). Inscrições nas Lojas Certel e, em Travesseiro, com Nelci Werner Weizenmann, pelo 3759-1057.
Coordenado pelo Departamento de Relações Institucionais da Certel, o Peso Leve conta com uma equipe mutidisciplinar, formada por nutricionista, professores de educação física, psicóloga, assistente social, auxiliar de enfermagem e fisioterapeutas.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia