Frente Parlamentar quer incentivar instalação de PCH’s

25 de Novembro
Apoio é da Fecoergs e da Associação Gaúcha de PCHs

Apoio é da Fecoergs e da Associação Gaúcha de PCHs

Foi instalada, no dia 4 de novembro, a Frente Parlamentar em Defesa das Pequenas Centrais Hidrelétricas, proposição do deputado Juliano Roso (PCdoB) e que tem o deputado João Reinelli (PV) como coordenador adjunto. O objetivo é discutir e somar esforços para viabilizar as pequenas centrais que podem contribuir com a geração de energia hídrica para os diversos segmentos, em especial para a indústria e para o desenvolvimento do Estado.
O deputado Reinelli acredita que, sendo o Rio Grande do Sul um Estado importador de energia, é mais do que necessário reverter essa situação para aumentar a produção de energia. Quarenta e dois deputados apoiaram a instalação da Frente Parlamentar. Participaram os representantes da Associação Gaúcha das Pequenas Centrais Hidrelétricas, Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs), além de integrantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
Segundo Julio Cesar Salecker, diretor de geração de energia da Certel e da associação gaúcha de PCH’s, o Estado tem grande vocação para a geração de energia elétrica através de aproveitamentos de energia hídrica, com possibilidade de autossuficiência energética por esta modalidade de baixo impacto ambiental e agregadora de inúmeros benefícios econômicos, sociais e de recuperação do próprio meio ambiente.
“Onde já instalamos PCH’s é nítida a modificação das localidades, agregando renda, empregos, disponibilidade energética, preservação ambiental, usos múltiplos ao recurso hídrico, conhecimento e incorporação de cultura e moral à comunidade interagida. Precisamos urgentemente reduzir algumas burocracias internas ao próprio Estado e aproveitar com sustentabilidade esta vocação”, afirma Salecker.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia