Futuros engenheiros conheceram a Certel

14 de Agosto | Certel Energia Publicado em Certel Energia
Estudantes da UFSM conheceram usina fotovoltaica

Estudantes da UFSM conheceram usina fotovoltaica

Estudantes de engenharia elétrica da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizaram recente visita de estudos à Certel, em Teutônia, e à Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Boa Vista, em Linha Geraldo, Estrela. Na sede da cooperativa, conheceram o histórico da Certel, com ênfase à modernização do sistema elétrico e à forma diferenciada de atendimento ao quadro social. Aproveitaram para visitar a usina fotovoltaica e inteiraram-se sobre o Projeto Luz da Natureza, que estimulará a geração solar entre os associados, e o Centro de Operações do Sistema Elétrico, que gerencia a geração e distribuição de energia elétrica.
Na CGH Boa Vista, conciliaram os aprendizados teóricos com a prática de uma hidrelétrica que, através do Arroio Boa Vista, gera – juntamente com a Hidrelétrica Salto Forqueta, no Rio Forqueta, entre Putinga e São José do Herval – parte da energia distribuída pela Certel aos mais de 65 mil associados distribuídos em 48 municípios.
“Foi uma grande surpresa a receptividade que tivemos, todos muito educados e dispostos a nos receber. Houve uma explicação muito elucidativa, bem clara sobre cada um dos processos de geração e transmissão também. Para qualquer comunidade que necessite de um pouco de progresso, a energia elétrica é essencial. Observamos na Certel uma preocupação muito grande em manter os indicadores de qualidade, principalmente para uma região como esta, com boa produção rural e industrial, que necessita de energia com qualidade para se desenvolver. Acredito que o cooperativismo é uma excelente saída em termos de prestação de serviços, pois torna tudo muito participativo, a comunidade se envolve com o desenvolvimento tecnológico e social da região”, avaliou Eduardo Martins, professor da Unisinos.
“Conhecer um pouco da vivência de uma cooperativa de energia que atua numa região estratégica do Rio Grande do Sul é muito importante. Ficamos muito felizes de ter essa oportunidade, pelo contato prático desse aprendizado e por ver que podemos trabalhar talvez de uma maneira mais cidadã, pensando sempre no ser humano como a principal finalidade. Nos chamou muita atenção o Centro de Operação do Sistema Elétrico, tanto a geração como a gestão do controle de cargas, que é moderno, com tecnologias atuais utilizadas em grandes empresas do setor. Vemos que a cooperativa está trazendo a modernidade para seu associado e para toda região, e isso possibilita uma qualidade que é necessária no fornecimento”, mensurou Geomar Machado Martins, professor da UFSM.

Email

GALERIA DE IMAGENS

INFORMAÇÕES AO CONSUMIDOR

Confira alguns benefícios disponibilizados pela Certel Energia.

CENTRAL DE SERVIÇOS

Acesse aqui a agência virtual da Certel Energia, e facilite o acesso a conteúdos relevantes sobre o fornecimento de energia elétrica.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

A Certel está inserida em 47 municípios, dos quais 17 em sedes municipais, contemplando mais de 180 mil pessoas.

ATENDIMENTO

O Sistema FECOERGS é composto por 15 cooperativas de distribuição e geração de energia elétrica, atuando nas regiões de produção agropecuária do RS, na área rural de 358 municípios e 72 sedes municipais, beneficiando a mais de um milhão de gaúchos.

RECOMENDAÇÕES

Recomendações para o plantio de árvores perto da rede elétrica.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia