Hidrelétrica da Certel sedia reunião da Brigada Militar

03 de Novembro
Oficiais próximos à barragem da hidrelétrica

Oficiais próximos à barragem da hidrelétrica


Oficiais da Brigada Militar de Estrela, Teutônia, Lajeado, Encantado, Arroio do Meio, Arvorezinha, Putinga, Taquari, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul e Santa Clara do Sul, e do Corpo de Bombeiros de Estrela, aproveitaram a quinta-feira, dia 27 de outubro, para conhecerem as instalações da Hidrelétrica Salto Forqueta, entre Putinga e São José do Herval. Acompanhado pelo presidente da Certel, Egon Édio Hoerlle, e por colaboradores da cooperativa, o grupo conciliou a ocasião com a reunião mensal do 40º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Estrela, que sempre ocorre em um dos municípios abrangidos pelo órgão.

Como a reunião do mês seria em Teutônia, o comandante da Brigada Militar local, capitão Ricardo Moreira Prestes, consultou o presidente da Certel sobre a possibilidade de a reunião acontecer na usina, um dos maiores empreendimentos da região.

 

Roteiro

Pela manhã, majores, capitães e tenentes conheceram todas as etapas da geração de energia da usina. A recepção ocorreu no mirante, onde se tem uma vista panorâmica do empreendimento. O primeiro local visitado foi a barragem, sendo que os oficiais puderam vê-la vertendo a água do Rio Forqueta. Após, caminharam pelo interior da galeria de inspeção da barragem e chegaram ao canal de ictiofauna, uma espécie de escada feita com pedras que permite uma melhor reprodução dos peixes.

Na sequência, conheceram o túnel adutor, que atravessa um morro e conduz a água do rio até as turbinas, onde ocorre a geração da energia elétrica, retornando a água ao seu leito normal. Na sala de comando da casa de força, o grupo viu que o controle e monitoramento da hidrelétrica é feito, via satélite, diretamente pela sede da cooperativa, em Teutônia.

Os policiais também assistiram a uma palestra do presidente da Certel, que resumiu as atividades desenvolvidas pela cooperativa e a importância dela para o crescimento do Estado. “Sentimo-nos orgulhosos por receber na usina profissionais cujo empenho é fundamental para preservar a vida das pessoas”, afirmou Hoerlle.

 

Valor à vida

Segundo a major Nádia Rodrigues Silveira Gerhard, comandante do 40º Batalhão de Polícia Militar, o objetivo dessas reuniões descentralizadas é permitir que o grupamento conheça a estrutura das empresas situadas na região, oportunidade em que também é avaliada a segurança desses locais. “Agradecemos ao presidente Egon, que gentilmente abriu as portas para a visita e nos acompanhou durante todo o dia. Tivemos a oportunidade de conhecer uma belíssima obra permeada de empreendedorismo e cuidado com a natureza. A Certel é uma cooperativa que valoriza o ser humano, e nós, em nosso batalhão, também temos essa visão com nossos funcionários para que, sendo valorizados, também possam dar valor à vida das pessoas ao oferecerem segurança”, menciona.

A major faz uma análise sobre o significado da Certel, destacando que, para a segurança pública, o auxílio da cooperativa se dá principalmente através da geração de empregos. “Notamos que criminosos e delinquentes, em sua grande maioria, são desempregados ou pessoas que não tiveram oportunidade e acabam delinquindo para sua sustentação. Vemos na Certel a grande obra de dar possibilidade às pessoas trabalharem e poderem ter suas famílias, com a tranquilidade do desenvolvimento pessoal”, frisou. Ela salienta que, além de gerar e distribuir energia elétrica de qualidade e de contar com outros relevantes negócios, a cooperativa é apoiadora dos projetos sociais da corporação, como o Proerd e a Ciranda Policial. “Sem contar os projetos sociais que ela própria realiza, como o programa de reeducação alimentar Peso Leve e o projeto de neutralização dos gases de efeito estufa Energia Verde em Harmonia Ambiental”, acrescenta.

Também estiveram presentes no encontro integrantes do 22º Batalhão de Polícia Militar de Lajeado, o Corpo de Bombeiros de Estrela e oficiais que trabalham diretamente ligados ao Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO). À tarde, os oficiais reuniram-se com o comandante e tenente coronel Antônio Scussel.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia