Hospital Ouro Branco adere ao programa de eficiência energética

01 de Abril
Programa permitirá uso racional de energia

Programa permitirá uso racional de energia

A direção do Hospital Ouro Branco, de Teutônia, e da Associação Beneficente Ouro Branco, mantenedora da instituição, reuniu-se, na manhã de terça-feira, dia 25, com representantes da Certel Energia e da AFG Engenharia e Arquitetura, com o objetivo de aderir ao Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Na área da cooperativa, este é o segundo hospital que adere ao programa, que atende a legislação do Setor Elétrico Nacional por estimular o uso racional de energia. O primeiro foi a Associação Hospitalar de Marques de Souza.

Na reunião, o diretor da AFG, Rainer Büneker, e o engenheiro eletricista Cassiano Montagner Freo, que prestam apoio técnico ao programa, detalharam as modificações necessárias para tal, como substituição de condicionadores de ar, refrigeradores e de lâmpadas incandescentes, compactas e tubulares por luminárias sobrepostas, arandelas, balizadoras e LED, além da instalação de módulos de aquecimento de água.

O presidente da Certel Energia, Egon Édio Hoerlle, juntamente com o vice-presidente, Erineo José Hennemann, o gerente de qualidade e inovação e coordenador do programa, Leandro André Hoerlle, e o analista de qualidade, Jeferson Miranda, salientaram a contribuição que o PEE dá para a segurança operacional do sistema elétrico e, principalmente, ao bolso do consumidor. “O programa permite que a energia elétrica seja melhor aproveitada, sem desperdícios, o que acarreta num menor consumo e em uma conta mais baixa a ser paga no final do mês. Todos ganhamos com isso”, afirmou.

Avaliação


O diretor executivo do hospital, André Lagemann, também presidente do Sindicato dos Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Vale do Taquari e vice-presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul - que engloba 245 hospitais - vê no programa uma oportunidade de otimizar o uso da eletricidade, o que gera grandes benefícios à instituição de saúde.

“É uma satisfação termos esta parceria com a cooperativa, que está sempre voltada aos interesses da comunidade, trazendo benefícios, bem-estar e conforto aos seus associados. O programa possibilita uma renovação de tecnologia, de forma que tenhamos uma melhor utilização dos equipamentos e redução do consumo. Precisamos nos preocupar com o uso racional da energia, uma vez que os recursos são finitos”, avalia.

Segundo o presidente da associação, Francisco Abrahão, o programa é importante tendo em vista que a energia elétrica é um insumo essencial ao funcionamento de um hospital que atende 24 horas por dia. “Toda estrutura de diagnóstico, os equipamentos de primeiro atendimento, de reanimação em parada cardiorrespiratória, são eletrônicos e dependem de energia elétrica. Então, ela é fundamental para que possamos disponibilizar uma boa estrutura de atendimento”, completa.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia