Indústria e granja ganham selo Carbono Neutro por neutralizarem gases poluentes

11 de Outubro
Indústria de Móveis MW

Indústria de Móveis MW

A necessidade da preservação ambiental é cada vez mais discutida pela sociedade. Apesar de existirem teorias de que o aquecimento global é cíclico, vinculado a uma variável alteração da distância entre a Terra e o Sol, cientistas e ambientalistas asseguram que a poluição e o desmatamento são, de fato, os principais responsáveis pelo buraco na camada de ozônio e pela elevação das temperaturas. Diante do fato, cresce expressivamente o número de agentes que colaboram com a manutenção do meio ambiente.
Um exemplo são as empresas e entidades públicas que englobam o programa Energia Verde em Harmonia Ambiental, desenvolvido desde dezembro de 2007 pela Certel, com consultoria da Max Ambiental. Já foram neutralizadas 28.592,16 toneladas de carbono equivalente (tCO2e) através do plantio de 143.983 mudas de árvores nativas doadas pelo viveiro de essências florestais da cooperativa e monitoradas pelo departamento de meio ambiente. No dia 30 de setembro, duas empresas teutonienses renovaram o convênio, recebendo novamente o selo Carbono Neutro.

Móveis MW
A Indústria de Móveis MW, que pela nona vez participa do programa, neutralizará agora 6,35 tCO2e plantando 33 árvores. Nas nove edições, a indústria já plantou 779 árvores e neutralizou 154,08 tCO2e. “Entendemos que não existe empresa sem seres humanos, por mais tecnologia que se tenha, e ações sustentáveis como essa são inevitáveis. Como cada vez mais há necessidade do desenvolvimento, se não cuidarmos do meio ambiente, não sobreviverão as pessoas e nem as empresas”, assinala um dos diretores, Gilson Rocha. “Agir em prol da natureza é um caminho sem volta e, quem não o fizer agora, terá de se adaptar depois, quando pode ser mais difícil”, complementa.

Granja Wiebusch
Pela terceira vez integrada ao programa, a Granja Lotário Wiebusch irá neutralizar 29 tCO2e com 145 árvores plantadas. Desde que aderiu à parceria, a granja já plantou 538 árvores e neutralizou 104,19 tCO2e. “O meio ambiente é o assunto do momento, então ficou muito interessante termos uma produção que possibilite respeitar essa questão. Assim, podemos cumprir com o nosso papel de cidadãos, com a consciência de um dever cumprido, e conseguimos uma maior relação com aquele cliente que se preocupa com a natureza”, afirma um dos proprietários, Carmo Wiebusch. “É um leque que se abre para uma importante conscientização, e todas as pessoas deveriam ter essa preocupação”, acrescenta.

Para participar
Desde o seu lançamento, o programa já integrou 71 instituições que, além de efetuarem o plantio de árvores, também melhoraram o seu comportamento em relação à preservação do meio ambiente. Empresas e entidades públicas interessadas em participar podem entrar em contato com o Departamento de Meio Ambiente da Certel, pelo fone (51) 3762-5566.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia