Inventário hidrelétrico do Baixo Taquari-Antas é aprovado

01 de Julho
Área do rio estudada no município de Muçum

Área do rio estudada no município de Muçum


O Diário Oficial da União publicou, no dia 2 de junho, a aprovação do Inventário Hidrelétrico do Baixo Taquari-Antas, desenvolvido pela Certel no trecho entre o lago da barragem da eclusa de Bom Retiro do Sul até a Usina 14 de Julho, do grupo Ceran, localizada no Rio das Antas, em Cotiporã.
Segundo o diretor de geração de energia elétrica da cooperativa, Julio Cesar Salecker, o estudo se desenvolveu um pouco abaixo de onde o Rio Forqueta se junta ao Rio Taquari até a Usina de Cotiporã. É um trecho do Rio Taquari que, do ponto de vista energético, ainda estava livre para a questão de potencial de eletricidade. Desde 2004, foram estudadas a quantidade de água e de queda, as questões socioambientais e de engenharia. “Tivemos a aprovação dessas três hidrelétricas, que somarão 184,30 megawatts. O primeiro ponto fica entre Arroio do Meio e Colinas, o segundo, entre Encantado e Roca Sales, e o terceiro, entre Muçum e Roca Sales. Isso não quer dizer que é a Certel quem vai construí-las, pois, devido aos seus portes, deverão ser licitadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Mas são três pontos considerados como bons potenciais de energia a serem implementados para melhorar, futuramente, a potência instalada no Vale do Taquari. Se construídas hoje, essas três usinas poderiam representar a autossuficiência de energia para a região”, salienta.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia