Juventus completa 19 anos de formação esportiva e cidadã

03 de Julho
Crianças ingressam a partir dos seis anos

Crianças ingressam a partir dos seis anos

Estimular a formação de pessoas saudáveis, usar o esporte como ferramenta de educação e fortalecer a cidadania. Esta é a proposta da Associação Esportiva, Recreativa e Cultural Erno Dahmer (Teutônia Juventus) que, com 19 anos completados em 2013, garante condições ideais para a prática de atividades sadias e esportivas, em benefício de mais de 600 pessoas, entre jovens de seis a 17 anos e adultos da terceira idade. “Durante muito tempo, isso foi um sonho. Mas hoje, todos que desejam podem dar o prazer de nos visitarem para conferir os treinamentos. São oito núcleos trabalhando com meninos e meninas de Teutônia e da região semanalmente, em atividades de futebol de campo, futsal e vôlei”, acentua o coordenador e professor, João Bandeira.

O projeto conta com jovens que realizam treinamentos e que, de acordo com o desempenho, são oportunizados a jogar campeonatos estaduais, disputando contra grandes clubes, como Grêmio, Internacional e Juventude, colocando-os em um elevado patamar de qualidade. “Conseguimos inserir Teutônia no mapa esportivo do Estado, com uma imagem extremamente positiva. É gratificante ver um jovem crescendo e, com 19 anos de casa, ter boa parte dos alunos que hoje integram a Juventus sendo filhos de ex-alunos. O menino que se transforma num grande cidadão, num grande homem, merece ser destacado tanto quanto aquele que eventualmente venha a jogar futebol profissional num grande clube”, salienta.

Bandeira ressalta a tranquilidade dos pais ao colocarem os filhos numa equipe organizada como a Juventus, que realiza viagens, conhece outras realidades e culturas, e executa atividades orientadas por 14 profissionais de educação física com formação e experiência. “É quase um sacerdócio se dedicar a cuidar do filho do outro, pois temos que cuidar dele como se fosse nosso, orientando sobre questões como treinamento, alimentação, condicionamento físico e tempo de repouso diário”, enfatiza.

Avaliação

Pietro Arosi, 14 anos, de Lajeado, diz ter se identificado com a escola de futebol. “Já fiz um teste no Internacional, meu time do coração, e recomendaram que eu viesse para a Juventus. A estrutura aqui é muito boa, os professores são atenciosos com os atletas, estou adorando. Quero ser jogador profissional de um grande clube e, quem sabe, jogar até na Europa”, projeta.

Igor Pedruzzi, 14 anos, de Teutônia, que por dois anos jogou no Grêmio, é outro fissurado pelo futebol. “Comecei na Juventus, pois sabia bem o que queria para mim. Sinto-me em casa, pois todos são conhecidos e sempre gostei de Teutônia. A Juventus é uma vitrine, pois temos contatos frequentes com grandes clubes”, assinala.

Joice Porto Cardoso, 13 anos, de Canabarro, vê na Juventus a oportunidade de trabalhar seu esporte favorito, o vôlei. “Com os profissionais da escola, consigo melhorar as minhas jogadas e aprender técnicas novas que farão de mim uma grande jogadora. Escolhi a Juventus por indicação de minhas amigas, e também por ser algo extremamente saudável”, frisa.

Cassiano Scheibler Bandeira, seis anos, que ingressou na Juventus este ano, diz que os treinos despertaram nele a adoração pelo futebol. “O que mais gosto é fazer gol e jogar com meus amigos”, sintetiza. A mãe, Silvane Scheibler, destaca que o incentivo ao esporte é saudável para as crianças. “Agora, ele literalmente tem ‘fome de bola’, pois chega em casa e já quer jogar. A Juventus conduz os pequeninos para um bom caminho, longe da drogadição”, argumenta.

Terceira idade

Além dos jovens, a Teutônia Juventus também está trabalhando com 110 adultos da terceira idade que participam da Caminhada Orientada. Uma nova parceria incluirá modalidades de atletismo, alavancando o número para mais de 700 participantes. “Temos quatro bases sólidas de sustentação que são as cooperativas Certel, Languiru e Sicredi e a administração municipal de Teutônia. Estas instituições ficarão eternizadas, pois na memória de quem passa por aqui, não há como apagar o nome de quem deu condições para que fosse saudável e feliz”, afirma.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia