Languiru e Certel Energia cooperam em prol do associado

22 de Novembro
Técnicos do Dap estiveram reunidos

Técnicos do Dap estiveram reunidos


Em função de terem associados em comum, as cooperativas Languiru e Certel Energia procuram trocar experiências e trabalhar em conjunto. Afinal, a soma de forças visando o bem-estar de todos é um dos princípios do sistema cooperativista. Recentemente, os técnicos do Departamento Agropecuário (Dap) participaram de uma reunião com profissionais da Certel Energia na Associação dos Funcionários da Languiru.

No encontro, foram tratados assuntos referentes à distribuição de energia elétrica na zona rural. Para dispor de tempo hábil para analisar os pedidos de abertura de linha, os profissionais da Certel Energia frisaram a necessidade dos produtores pedirem com antecedência a liberação da carga a ser ligada.

O dimensionamento da carga em aviários climatizados, motores monofásicos/trifásicos e problemas que comprometem o funcionamento de equipamentos, como maus contatos e queda de tensão elevada, também receberam atenção dos profissionais.

 

Oscilação de carga

O gerente comercial da Certel Energia, Ernani Aloísio Mallmann, explanou sobre aspectos relativos à distribuição de energia elétrica como consumo, demandas e instalações. Mallmann apresentou gráficos sobre o sistema elétrico brasileiro e as subestações da Certel Energia. “Mesmo sendo um país rico em fontes de energia, o Brasil não tem mais espaço para grandes investimentos em energia elétrica, através de hidrelétricas, perto de grandes centros”, constatou.

Mallmann elucidou o processo de distribuição de energia em propriedades rurais e fez apontamentos sobre a resolução N° 414 de 2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Também contribuiu com dicas sobre como o consumidor pode ajudar a melhorar a distribuição de energia elétrica. “Nessa parte, o Dap tem papel fundamental no momento em que o associado quiser aumentar as suas instalações com uma maior necessidade de energia elétrica. Com antecedência, ele deve entrar em contato com a Certel Energia para encaminhar o projeto para cada propriedade”, aconselhou.  Mallmann disse que é importante verificar as conexões e se o condutor possui a capacidade instalada. “O mau contato também pode causar oscilação de carga”, avisou.

 

Potência do transformador

O supervisor de medições especiais da Certel Energia, Daniel Henrique Dummel, apresentou gráficos que exibiam oscilações e níveis de tensão. Em um dos exemplos, Dummel comparou a oscilação de tensão que um televisor gerava em função de um problema no equipamento. Quando o televisor estava desligado, a energia se normalizava. “É importante, no caso de aumento de carga, contatar a Certel Energia para conferir se o transformador tem a potência indicada. Porém, antes de ligar para a cooperativa, é importante verificar se não há nenhum problema em algum equipamento na residência”, recomendou.

 

Atualizar a carga

Detalhando orçamentos e obras para o fornecimento ou alteração de carga de energia elétrica, o analista de distribuição, Patrick Farias, falou sobre as responsabilidades do consumidor. Caso haja necessidade de aumentar a carga para usar motores e máquinas de solda, Farias aconselha os produtores a entrarem em contato com a Certel Energia. A medida também vale para a instalação de geradores. “A medição do nível de tensão é feita até o poste, que é o ponto de entrega da energia. As quedas de tensão, muitas vezes, são ocasionadas por aparelhos de solda trifásicos. É sempre importante atualizar a carga, ligando para a distribuidora”, alertou.

Complementando, Mallmann avisou que as placas eletrônicas queimam facilmente com sobretensão. Já nos equipamentos mais antigos, os contatos dos relés térmicos queimam com a oscilação da tensão e com subtensão. Por fim, Mallmann deixou um conselho para quem constrói aviários. “Sabemos que o gerador é necessário na propriedade, mas ele precisa atender as especificações técnicas, assim como as proteções necessárias”.

 

Contato Certel Energia

Em caso de dúvidas, o produtor pode entrar em contato com o Disque Certel Energia, através do telefone gratuito 0800 516300. O contato vem em cima da fatura (conta de luz). No momento da ligação, é importante que o produtor tenha em mãos a fatura para identificar a unidade consumidora.

 

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia