Legislativo de Lajeado é o segundo do país a neutralizar emissão dos gases de efeito estufa

09 de Dezembro
Lanius (e) e Hoerlle com os certificados

Lanius (e) e Hoerlle com os certificados


A Câmara de Vereadores de Lajeado recebeu, na tarde de terça-feira, dia 7, o selo Carbono Neutro do programa Energia Verde em Harmonia Ambiental, desenvolvido pela Certel Energia. A entrega foi realizada no início da sessão legislativa, e foi feita pelo presidente da cooperativa, Egon Édio Hoerlle, juntamente com o vice-presidente, Erineo José Hennemann, o responsável pelo departamento de meio ambiente, Ricardo Jasper, e o gerente do escritório regional de energia de Lajeado, Sérgio Feldens.

Exemplo

Hoerlle expôs aos vereadores que, com esta adesão, são 38 instituições públicas e privadas que já aderiram à proposta, plantando em torno de 60 mil árvores doadas pela Certel Energia para a neutralização dos respectivos gases de efeito estufa emitidos à atmosfera. “É louvável a iniciativa do Legislativo lajeadense em contribuir para neutralizar a emissão dos gases, fazendo juz ao recebimento do selo Carbono Neutro. Isso fará com que a população se espelhe no exemplo dos vereadores”, assinala.

Nobre causa

O presidente da Câmara, vereador Ito José Lanius, ressaltou a necessidade de cada cidadão contribuir para a conservação da natureza. “O meio ambiente não diferencia setor público ou privado, portanto, todas as pessoas, sejam políticos ou empresários, devem se comprometer com esta nobre causa. E como é fácil plantar uma árvore e evitar o lançamento de resíduos ao meio ambiente. Rigorosamente, estamos fazendo isso para nós mesmos”, afirma.

Arborização

O plantio das 52 árvores, necessárias para a neutralização, foi feito recentemente no Parque Professor Theobaldo Dick, às margens do Arroio Encantado, que passa ao lado da pista de caminhada. Futuramente, segundo Lanius, a ideia é de que a Câmara continue com o plantio em outros pontos do parque. O número de árvores plantadas foi calculado a partir de informações prestadas pela Casa com base na geração do gás carbônico (CO²). O cálculo é baseado no uso de energia elétrica, consumo de papéis, envolvimento de maquinarias, combustível de veículos, entre outros.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia