Líderes de núcleo contribuem para o desenvolvimento da Certel

10 de Agosto
Hoerlle na reunião de Teutônia

Hoerlle na reunião de Teutônia


As cooperativas têm um papel fundamental na promoção do desenvolvimento regional, gerando emprego, renda, respeitando o meio ambiente e promovendo a inclusão social. São organizações formadas por pessoas e, no mundo, estão presentes em seis continentes, congregando mais de um bilhão de associados e gerando mais de 100 milhões de empregos. O que mais diferencia a cooperativa de outras empresas mercantis é a gestão democrática, que promove uma efetiva participação dos seus associados. A sua participação independe do valor da cota-parte ou da produção. Eles têm direitos iguais, ou seja, cada associado tem direito a um voto.

Uma das formas de promover a inclusão dos associados é organizar o quadro social através de grupos de sócios que representam suas comunidades, seus interesses, suas necessidades e procuram melhorar as atividades da sua cooperativa. Na Certel, essa organização ocorre com a formação de Núcleos, que elegem seus líderes e vice-líderes nas suas comunidades.

 Finalidade
O objetivo dos núcleos é contribuir para a formação de lideranças conscientes e atuantes. Auxiliar o conselho de administração, trazendo as reivindicações dos associados e das suas comunidades, bem como dar sugestões para solucionar os eventuais problemas. Orientar os associados sobre os serviços que a cooperativa presta e a forma como podem ser utilizados, solicitando informações junto aos responsáveis. Colaborar na preparação e na promoção das assembleias gerais e seminários. Desenvolver, junto às comunidades, o espírito crítico para que estas sejam capazes de detectar as dificuldades e necessidades do seu meio e buscar uma forma de superá-los. E defender a filosofia cooperativista e as ideias de ajuda mútua como uma forma de superar as dificuldades sociais e econômicas da sua sociedade.

 Composição
A Certel conta com 238 líderes e vice-líderes que se reúnem três vezes por ano com a direção da cooperativa, tendo como pauta a apresentação do relatório das atividades e seus resultados. Na última semana, nos dias 7, 8, 9 e 10 de agosto, foram realizadas as reuniões com os líderes das microrregiões de Salvador do Sul, Lajeado, Boqueirão do Leão e Teutônia, onde foi mencionado também o Ano Internacional das Cooperativas. “A nucleação teve início na Certel em 1982 e, sem dúvida nenhuma, tem contribuído muito para as decisões da cooperativa”, afirma Erineo José Hennemann, vice-presidente da Certel, que participou das reuniões acompanhado pelo presidente, Egon Édio Hoerlle.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia