Mais de duas mil árvores serão plantadas para neutralizar o efeito estufa

09 de Novembro
Empresas certificadas com equipe da Certel Energia

Empresas certificadas com equipe da Certel Energia


A manhã de quarta-feira, dia 7, foi marcada pela entrega do selo Carbono Neutro a sete entidades que renovaram parceria com o projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental, da Certel Energia. O selo foi entregue no auditório da cooperativa, em Teutônia, para a CIC Teutônia, Prefeitura de Westfália, Sicredi Ouro Branco, Folhito Adubos Orgânicos, Móveis MW, Poolseg Corretora de Seguros e Loja Virtual da Certel.

O gerente de meio ambiente da Certel Energia e coordenador do projeto, Ricardo Jasper, salientou que esta renovação garantirá o plantio de 2.241 árvores e a neutralização de 446 toneladas de carbono equivalente. Jasper diz que essa ação voluntária das empresas é fortalecida quando se percebe o envolvimento de colaboradores e gestores nos plantios e na repercussão de programas de eficiência energética, resíduos, reuso da água, controle do uso de combustíveis fósseis e de todos os elementos que possam contribuir para o aumento das emissões. “Vemos que, com o projeto, as empresas reduzem emissões e custos em seus processos, com agregação de valor as suas marcas. Ou seja, conseguem novos clientes e garantem negócios a partir do momento em que respondem a esse apelo ecológico”, avalia.

Para o presidente da Certel Energia, Egon Édio Hoerlle, a administração sustentável é o meio eficaz para enfrentar as ocorrências cada vez maiores de catástrofes naturais da Terra. A sustentabilidade está presente nos relatórios das empresas, nas propostas dos ambientalistas, nas teses científicas, na mídia e em todas as esferas da sociedade. “A proposta é seguir com o projeto em 2013, continuar fomentando iniciativas das empresas parceiras e proporcionar a transferência de mudas para a recuperação de áreas de preservação permanente”, enfatiza.

 Avaliações positivas
Cooperativista nato, o presidente da Sicredi Ouro Branco, Silvo Landmeier, concorda que preservar o meio ambiente é fundamental para melhorar a qualidade de vida da humanidade. “Com o crescimento do planeta e uma poluição cada vez maior, a Certel Energia estimula o empresariado a agir em busca de um mundo mais saudável. Queremos sempre participar e dar todo o apoio ao projeto”, menciona.

Na visão do presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Teutônia, Ivandro Carlos Rosa, as empresas têm a necessidade de envolverem-se em causas ambientais, que são uma forma de promover um ambiente mais harmônico para as futuras gerações. “É uma ação primordial para um maior comprometimento com o meio ambiente. E o projeto Revive Boa Vista, apoiado pela Certel e demais entidades, se soma como um estímulo de respeito aos ecossistemas”, relata.

Para Fernando Lanius, da Folhito Adubos Orgânicos, de Lajeado, efetuar a medição das emissões de efeito estufa e o plantio de árvores para a neutralização deveria ser o cotidiano de cada empresa. “E a Folhito já o faz, graças ao apoio recebido pela Certel Energia. Como multiplicadores dessa ideia, temos a obrigação de estimular nossos fornecedores e clientes a também participarem. O selo Carbono Neutro deve, dentro de alguns anos, ser algo comum às empresas”, assinala.

 Próximas entregas
Nas próximas semanas, também serão agraciadas com o selo a Gráfica Dallas, de Teutônia, e a Malharia Silva, de Barão, empresas que, igualmente, renovaram suas adesões. O evento “A Intercooperação Sustentável”, realizado dia 15 de setembro, cujas emissões também foram neutralizadas pelo projeto, concederá o selo às cooperativas promotoras Sicredi Ouro Branco, Languiru e Certel.

 Saiba mais
Desde 2007, o projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental já mobilizou 50 empresas, instituições e eventos, que plantaram 93.752 mudas de árvores e neutralizaram 18.625,18 toneladas de carbono equivalente. Para participar do projeto, as empresas devem entrar em contato com o Departamento de Meio Ambiente da Certel Energia, pelo telefone (51) 3762-5566.

 

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia