Malharia neutraliza e reduz emissão de gases poluentes

11 de Fevereiro
Souza mostra como a água sai da fossa

Souza mostra como a água sai da fossa


Além de já ter neutralizado 175,08 toneladas de gases de efeito estufa com o plantio de 878 árvores ao longo de três anos, a Malharia Silva, de Barão, é uma empresa que se esforça em todos os sentidos para preservar a natureza. Detentora pela terceira vez consecutiva do Selo Carbono Neutro, por estar integrada ao Projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental, desenvolvido pela Certel Energia, a malharia realiza uma série de medidas para minimizar seus impactos ambientais, como captar água da chuva, utilizar retalhos de madeira na queima do fogo da caldeira e reciclar retalhos de malha e plástico.
A empresa também foi pioneira no município ao implantar, em 2006, a fossa para tratamento biológico de esgoto por zona de raízes. Com estímulo dos Poderes Legislativo e Executivo, este sistema de purificação da água já foi estendido também à Cooperativa de Laticínios de General Neto, à Escola Assunta Fortini, à Prefeitura e a alguns moradores das áreas urbana e rural do município.
A fossa ecológica é um reservatório construído com tijolos ou pedras, podendo também ser instalado em um buraco com geomembrana (lona de proteção), que funciona como um sumidouro. Ao saírem da fossa séptica, os dejetos entram neste sumidouro, que tem camadas de areia, pó de carvão, brita e casca de arroz, sendo que a água, praticamente pura, desemboca insípida, incolor e inodora no ribeirão próximo à empresa. Junto à fossa ecológica foram plantados juncos, plantas que crescem, em geral, nos alagadiços, cujas raízes se alimentam dos resíduos que permanecem no sumidouro. “A eliminação de coliformes fecais é de 99%. Então, sabemos que a água sai despoluída. Se fizermos algo em prol do meio ambiente estaremos presenteando as futuras gerações sem gastar nada”, garante o gerente de produção, Luiz Carlos de Souza.
O Selo Carbono Neutro já está impresso nas etiquetas das marcas Use Tricot, Mix Tricot e Kardiê, como indicativo de que a empresa respeita o ecossistema. “Nossos clientes veem que estamos comprometidos com a preservação do meio ambiente. Na próxima convenção da empresa, queremos realizar um trabalho junto aos nossos representantes para que, cada vez mais, levem o bom exemplo desta iniciativa e ajudem a divulgar pelo País tudo que estiver relacionado à recuperação da natureza”, assinala Souza.
Ainda este ano, a Malharia Silva mobilizará seus 170 colaboradores na campanha de coleta de baterias, pilhas e medicamentos vencidos.

Saiba mais

Através do Projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental, 35 empresas, duas prefeituras e duas câmaras de vereadores associadas à Certel Energia, já neutralizaram mais de 13 mil toneladas de carbono equivalente, plantando em torno de 66 mil árvores doadas pelo viveiro de mudas da cooperativa.
No primeiro ano de participação, a malharia plantou 394 árvores para neutralizar 78,76 toneladas de CO²; no segundo, 404 árvores para neutralizar 80,55 toneladas; e no terceiro, 80 árvores para neutralizar 15,77 toneladas.

Avaliação

Segundo o gerente do departamento de meio ambiente da Certel, engenheiro agrônomo Ricardo Jasper, a postura ecológica da malharia é exemplar. “Assim como outras empresas e instituições públicas que aderiram ao projeto, a Malharia Silva não está apenas neutralizando, mas também reduzindo sua emissão de gases poluentes. Isso é essencial para diminuirmos o aquecimento global”, assinala.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia