Manutenção preventiva em subestação de Lajeado garante qualidade da energia

12 de Março
Cooperativa investe em prevenção

Cooperativa investe em prevenção


Com o objetivo de corrigir eventuais defeitos de conexão e elevar a confiabilidade no fornecimento de energia elétrica aos seus mais de 56 mil associados consumidores, anualmente, a Certel Energia inspeciona suas quatro subestações rebaixadoras de 69/13,8 mil volts, localizadas em Lajeado, Teutônia, São Pedro da Serra e Canudos do Vale. A cooperativa conta com uma equipe que atua em redes energizadas, com caminhão próprio.

Mas uma ação diferenciada ocorreu em janeiro na subestação de Lajeado, a que possui maior circulação de energia, com amperagem, em alguns momentos, superior a 500 amperes. Durante uma semana, uma equipe contratada entrou no potencial da linha, onde a tensão entre fases é de 69.000 volts e os riscos de choque elétrico são maiores. Conexões foram reapertadas, cabos e contatos das seccionadoras foram limpos, além de uma minuciosa avaliação sobre as condições desta subestação foi efetuada, sem a necessidade de desligá-la. Segundo o supervisor de equipamentos e subestações, Simão Diehl, neste caso, os profissionais trabalharam dentro de um cesto isolado ou andaime, que os deixam isolados da terra, porém no potencial da linha. Para tal trabalho, os profissionais usam roupas com uma malha metálica conectada diretamente ao condutor.

As subestações de São Pedro da Serra, Canudos do Vale e Teutônia receberão este mesmo tipo de inspeção ainda este ano. Diehl observa que a cooperativa executa também uma sequência de manutenções preventivas mensais e semestrais em todos os equipamentos das subestações. “É um serviço que certamente traz benefícios, evitando interrupções e aumentando a tranquilidade dos associados”, assinala.

 

Saiba mais

A função de uma subestação rebaixadora é receber energia elétrica em alta tensão, com 69 mil volts, transformá-la e retransmiti-la às cidades e bairros em média tensão, com 13.800 volts. Quanto maior for a classe de tensão da linha, menores são as perdas e a qualidade da energia é significativamente melhor.

As subestações são equipadas com sistemas de proteção, tais como disjuntores, relés e medidores com memória de massa, que facilitam a gestão e a tomada de decisão em caso de emergência.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia