Mesmo com aumento, Certel tem energia mais barata que a das concessionárias

24 de Junho

Os associados consumidores de energia elétrica da cooperativa perceberão um incremento médio de 38,1% no valor pago pelo consumo. Em vigor a partir do dia 26 de junho, o reajuste tarifário anual da Certel Energia foi determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A medida contempla todos os associados da cooperativa que, mesmo com o aumento, ainda terão uma conta de energia mais barata, em comparação ao que é cobrado pelas concessionárias.
No entanto, de médio a longo prazo, resulta numa menor disponibilidade de recursos para investimentos em melhorias do sistema elétrico, e na descapitalização da cooperativa, por ter remuneração do capital menor que a das concessionárias. “Mesmo apresentando o melhor serviço, conforme pesquisa da própria Aneel, com segurança nas redes elétricas, posteação totalmente de concreto e menor índice de interrupções, num mercado que possui baixo número de consumidores por quilômetro de rede, teremos a menor tarifa”, destaca o presidente, Erineo José Hennemann, considerando este um atrativo para que o setor industrial cresça na área de atuação da Certel Energia, formada por 48 municípios dos Vales do Taquari, Caí, Rio Pardo, Paranhana e Serra.
Deste acréscimo, apenas 5,3% (inferior aos índices da inflação) ficarão na Certel Energia, sendo destinados ao reajuste da parcela B, que corrige os investimentos e custos operacionais da cooperativa. O restante é vinculado ao reajuste da parcela A, repassada para pagamento da energia adquirida, encargos e impostos sobre a energia.
Confira o exemplo na tabela, referente ao consumo de energia de um usuário da classe residencial de 200 quilowatt-hora (kWh) ao mês, em comparação a outras empresas. É possível verificar que o valor da tarifa da cooperativa é até 32% menor que o das concessionárias.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia