Mulheres que são um exemplo

20 de Março
Cristina e Civoni se orgulham por suas atividades

Cristina e Civoni se orgulham por suas atividades


O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, permite uma análise sobre o importante valor da participação feminina na sociedade e, principalmente, no mercado de trabalho. Num cenário cada vez mais dinâmico e competitivo, as mulheres mostram que, realmente, são boas no que fazem, tornando-se essenciais para um mundo melhor. No que tange especificamente à inserção da mulher no mercado de trabalho, um exemplo marcante pode ser destacado na Certel. Áreas que já foram de domínio exclusivo dos homens, passam a conviver com a parceria das mulheres no desenvolvimento das atividades do dia a dia.

Civoni Musskopf Allebrandt e Cristina Terezinha Carvalho da Rosa são colaboradoras da Certel Artefatos de Cimento, em Teutônia. Responsável pela industrialização de postes de concreto, blocos, pisos intertravados e demais artefatos de cimento, a fábrica conta essencialmente com o trabalho masculino, devido principalmente por ser um ramo voltado para a construção civil. Mas Civoni e Cristina mostraram que a mulher também pode ter seu espaço neste setor.

Para Civoni, sempre foi um sonho trabalhar na Certel, principalmente porque sua filha também é colaboradora da empresa e, assim, poderiam se deslocar juntas ao trabalho. “Quando me chamaram, pensei que era para trabalhar como auxiliar de limpeza. Por já ter atuado como servente de pedreiro, juntamente com meu marido, me adaptei com facilidade ao serviço da indústria, que oferece a vantagem de não ficarmos expostos aos raios solares. Minhas amigas me apoiam muito, pois não é qualquer pessoa que faz este serviço”, salienta Civoni, a primeira mulher colaboradora da indústria de artefatos na produção.

Segundo Cristina, que iniciou na área de produção e, agora, é recepcionista, um anúncio de vaga de emprego para ambos os sexos despertou o seu interesse em trabalhar na Certel. “Queria novos horizontes, e tive esta oportunidade na cooperativa. Nós, mulheres, não devemos baixar a cabeça diante de dificuldades, e sim encarar tudo como algo que, cedo ou tarde, seja superado e gere satisfação. Principalmente no retoque dos produtos, e agora no atendimento aos clientes e fornecedores, conseguimos colocar amor, carinho e delicadeza”, avalia.

Na visão do gerente da Certel Artefatos, Airton Kist, as mulheres têm sido referência em qualidade e comprometimento com o trabalho. “É preciso quebrar paradigmas e mostrar que as mulheres certas, nas funções certas, são essenciais. Aqui, o detalhe feminino contribui para a qualidade da produção, pois a mulher é mais detalhista e cuidadosa”, ressalta.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia