Neutralização de gases poluentes, uma alternativa sustentável

10 de Julho
Formalar Móveis, de Languiru, Teutônia

Formalar Móveis, de Languiru, Teutônia

Mais uma empresa optou pela neutralização dos gases causadores do efeito estufa como forma de contribuir com a preservação do meio ambiente. Na manhã de quarta-feira, dia 2, a Madeireira Kich, de Posses, Paverama, recebeu da Certel Energia o selo Carbono Neutro e a certificação do programa Energia Verde em Harmonia Ambiental, ao qual está participando. A entrega foi efetuada pelo consultor ambiental da cooperativa, o engenheiro agrônomo Ricardo Jasper, e pela colaboradora do Departamento de Meio Ambiente, a engenheira ambiental Tatiana da Costa.
Com mais de um século de atividades no Vale do Taquari, a Madeireira Kich plantará 128 mudas de árvores nativas para neutralizar 25,32 toneladas de gás carbônico equivalente (CO2e). Segundo o proprietário Luis Henrique Kich, a empresa percebeu que o momento é de aglutinar esforços em benefício da natureza.
“É muito importante nós, empresários, termos consciência disso pelo apoio que a Certel Energia dá, inclusive com o monitoramento das mudas. A cada dia que passa, a necessidade de nos engajarmos em prol da preservação ambiental só aumenta. A cooperativa está de parabéns, pois procura as empresas e debate com elas a esse respeito”, avalia.

Renovação

No mesmo dia, duas empresas teutonienses renovaram sua parceria com o programa. A Formalar Móveis plantará 70 mudas para neutralizar 13,7 toneladas de CO2e, e a Rádio Germânia FM, 43 mudas para 8,3 toneladas.
Jonas Unnevehr, da Formalar, considera fundamental que as empresas foquem suas atenções para a preservação ambiental. “E o programa gerou uma mudança de comportamento na empresa. Paralelamente, recolhemos pilhas e óleo de cozinha entre os colaboradores, e também reciclamos todo o resíduo de MDF, que é a nossa matéria-prima”, afirma.
Para Fritz Follmer, diretor da Rádio Germânia, a preocupação com o meio ambiente é uma necessidade urgente. “Enquanto pudermos, queremos contribuir e fazer a nossa parte. Se não fizermos algo, qual o mundo que deixaremos para os nossos descendentes?”, questiona. A emissora conta também com um programa dedicado às questões ambientais, o Planeta Água, através do qual procura conscientizar os ouvintes.

Saiba mais

Através do programa Energia Verde em Harmonia Ambiental, a Certel Energia já estimulou 68 empresas e instituições públicas a plantarem 119.929 mudas de árvores, neutralizando 23.783,52 toneladas de carbono equivalente. Entidades interessadas em também participar podem procurar o Departamento de Meio Ambiente da cooperativa, através do telefone (51) 3762-5566.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia