OCB concede distinção à Certel Energia

28 de Outubro
Certel Energia foi homenageada pela OCB e Ocergs

Certel Energia foi homenageada pela OCB e Ocergs


O presidente da Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia (Certel Energia), Egon Édio Hoerlle, juntamente com o responsável pelo Departamento de Meio Ambiente, Ricardo Jasper, e o gerente do Departamento de Relações Institucionais, Marco Aurélio Weber, recebeu na noite de terça-feira, dia 26, no Unique Palace, em Brasília, o Prêmio Cooperativa do Ano 2010, concebido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e Revista Globo Rural.

Através do Projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental, a Certel Energia foi premiada na categoria Desenvolvimento Sustentável do ramo Infraestrutura. O projeto neutraliza e reduz a emissão dos gases de efeito estufa de entidades públicas e privadas associadas, por meio do plantio de mudas de árvores nativas cedidas pelo viveiro da cooperativa, concedendo-lhes o Selo Carbono Neutro. Até o momento, 37 empresas e órgãos públicos já plantaram 59.920 árvores, neutralizando 11.976,17 toneladas de carbono. O Selo Carbono Neutro é concedido através de contrato de patrocínio com a empresa Max Ambiental.

 Comprometimento

Segundo o presidente da Certel Energia, acreditar e agir em favor do meio ambiente é, no mínimo, um compromisso de cada cidadão. A cooperativa foi pioneira ao iniciar suas ações ambientais já em 1985, quando pouco ou nada se falava sobre os impactos que a poluição e o desmatamento poderiam causar. “Como cooperativa, estamos comprometidos com a melhoria da qualidade de vida dos nossos mais de 50 mil associados, e isso envolve diretamente a preservação da natureza”, sublinha Hoerlle.

A concessão do Prêmio serve de motivação para que a cooperativa tenha sempre a responsabilidade socioambiental focada em seus princípios. “Em nome de nossa equipe, agradecemos ao reconhecimento da OCB, e esperamos que mais empresas também se engajem. Nossos filhos, netos e bisnetos também agradecem a nossa geração pela conservação do meio ambiente, deixando como legado um planeta menos poluído”, pondera.

 Três conquistas

É a terceira vez que a Certel recebe o Prêmio Cooperativa do Ano. Em 2007, a cooperativa se classificou com o projeto Gerando Energia em Harmonia Ambiental, através do cultivo de mudas de erva-mate e bracatinga na região da Hidrelétrica Salto Forqueta, entre Putinga e São José do Herval. Já em 2009, foi por meio do programa de reeducação alimentar Peso Leve que, em 14 edições, já auxiliou mais de 2,4 mil pessoas a emagrecerem 10,6 toneladas.

 Frustração

Em seu discurso de abertura, o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, agradeceu a todos pelo trabalho e presença. "O prêmio é um pouco da minha frustração", afirmou Freitas, para espanto dos presentes. Mas ele explicou em seguida: "frustração porque, na verdade, eu gostaria que não apenas 12, mas todas as mais de 7,2 mil cooperativas do país fossem premiadas aqui esta noite. Somente por existirem, as cooperativas merecem um prêmio, pois promovem desenvolvimento econômico com justiça e eficácia social." O presidente acrescentou, ainda, que sente orgulho ao representar o setor junto às instituições públicas e poder falar sobre o trabalho extraordinário que cada uma desenvolve.

 União e força

Já o deputado federal Odacir Zonta, presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) no Congresso Nacional e representante do Estado de Santa Catarina, foi enfático ao expressar que “hoje, não se pode pensar em Brasil sem pensar em cooperativismo”. Zonta destacou a participação expressiva que o setor tem no desenvolvimento e na inclusão social do país. “É necessário reconhecer essa função econômica e social e estimular o crescimento do setor em todos os seus campos de atuação. A união é a grande responsável por essa força e, com certeza, é o que move todas as cooperativas”, afirmou o parlamentar.

 Sobre o Prêmio

Em sua sétima edição, o Prêmio é realizado anualmente para reconhecer as ações pautadas na inovação, criatividade e eficiência das cooperativas brasileiras e torná-las referência nacional. A premiação contempla projetos de cooperativas agropecuárias, nas categorias “Educação Cooperativista”, “Desenvolvimento Sustentável” e “Gestão para a Qualidade”. Os ramos Consumo, Crédito, Educacional, Infraestrutura, Saúde, Trabalho e Transporte também concorrem com trabalhos voltados às duas últimas categorias. Nessa edição, foram avaliados 114 projetos enviados por 91 cooperativas. Destas, 53 foram finalistas e 12, vencedoras.

Demais classificadas

Entre as cooperativas premiadas, também estão as paranaenses Coopavel, de Cascavel (Ramo Agropecuário – Categoria Educação Cooperativista) e Agrária, de Guarapuava (Agropecuário – Desenvolvimento Sustentável); a baiana Coopalm, de Uteberá (Agropecuário – Gestão para a Qualidade); as catarinenses Sicoob São Miguel, de São Miguel do Oeste (Crédito – Desenvolvimento Sustentável), Unimed Alto Vale, de Rio do Sul (Saúde – Desenvolvimento Sustentável) e Unimed Brusque, de Brusque (Saúde – Gestão para a Qualidade); e as paulistas Sicoob Cantareira, de Guarulhos (Crédito – Gestão para a Qualidade), Cesc, de São Carlos (Educacional – Gestão para a Qualidade), Cooates, de Barreiros (Trabalho – Desenvolvimento Sustentável), Atrium, de São Paulo (Trabalho – Gestão para a Qualidade) e Coopertransc, de São Carlos (Transporte – Gestão para a Qualidade).

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia