Peso Leve forma nova turma

15 de Julho
Zilá Marmitt, de Lajeado, emagreceu 33,7 quilos

Zilá Marmitt, de Lajeado, emagreceu 33,7 quilos


A eliminação de 676 quilos de peso corporal em 20 semanas foi comemorada na noite desta segunda-feira, dia 12, por moradores de Salvador do Sul, Lajeado, Arroio do Meio e Teutônia, que participaram da 14ª edição do programa de re-educação alimentar Peso Leve, desenvolvido pela Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia (Certel Energia). Mesmo a noite fria não impediu que os grupos se deslocassem até a Associação Atlética Certel, em Teutônia, onde puderam demonstrar sua euforia pelos benefícios conquistados através de muita persistência.

 Mudar hábitos
A comemoração foi ainda mais especial para a lajeadense Zilá de Fátima Marmitt, que emagreceu 33,7 quilos. Como é hipertensa, Zilá viu a necessidade urgente de mudar seus hábitos alimentares, bem como sua postura em relação às atividades físicas. “Como estou bem mais magra, até já consegui diminuir a medicação, já que minha pressão arterial está normalizando. Vou participar da próxima edição para emagrecer mais dez quilos e ficar ainda mais saudável”, afirma.

Querer é poder
Para Zilá, o compromisso social da Certel Energia comprova que a cooperativa se preocupa em melhorar o nível de vida das pessoas. “Com o Peso Leve, está sendo suprida uma carência, já que muitos desconhecem a melhor maneira de cuidar da saúde. Agora, gosto mais de mim mesma e minha autoestima está super elevada. Mas é preciso estar convicto do que se quer, e pensar positivo é sempre importante. Devemos acreditar que o que queremos, podemos e vamos conseguir”, recomenda.

Destaques
Entre os demais participantes que eliminaram mais de dez quilos, estão os salvadorenses Délcio Müller (10,1 Kg), Simone Paiva (10,2 Kg); as arroiomeenses Estela Bourscheidt (10,1 Kg), Elisa Leidens (11 Kg), Mônica Deves (11,9 Kg); as lajeadenses Noeli Crone (12,3 Kg), Glaci Führ (12,9 Kg); e os teutonienses  Adélia Hollmann (10,3 Kg), Cíntia da Silva (11,3 Kg), Lilian Hauschild (13,1 Kg), Paulo Hunsche (14,6 Kg), Marli Machado (16,6 Kg), e Elenice Fell (16,8 Kg).

Mundo obeso
Segundo o professor de educação física, Leandro Tiggemann, e a nutricionista, Helena Conrad dos Santos, hoje, 1,6 bilhões de pessoas no mundo estão acima do peso. Entre as principais doenças associadas à obesidade, estão: apneia do sono, derrame cerebral, aterotrombose, hipertensão arterial, infarto do coração, varizes, gota, osteoartrose, diabetes e cálculo biliar. O total de peso eliminado representa 16,6 metros de circunferências reduzidas.

Ranking
O município que mais eliminou peso foi Teutônia, com 282 quilos (médias de 4,9 quilos por pessoa e 260 gramas por semana), seguido por Lajeado, com 165 quilos (6,4 por pessoa e 330 gramas por semana), Arroio do Meio, com 143 quilos (4,6 por pessoa e 240 gramas por semana) e Salvador do Sul, com 86 quilos (4,3 por pessoa e 220 gramas por semana).

Projeto vitorioso
Conforme o presidente da Certel Energia, Egon Édio Hoerlle, trata-se de um projeto vitorioso. “É um dia de muita felicidade para todos. Desde o segundo semestre de 2003, o Peso Leve já auxiliou mais de 2,7 mil pessoas a emagrecerem 10.576 quilos”, relatou.

Próxima edição
A 15ª edição iniciará dia 2 de agosto e será realizada às segundas-feiras, às 15h, na sala de treinamentos da loja Home Center Certel de Lajeado; às terças, às 19h, na Sociedade Rio Branco de Estrela; às quartas, às 19h, na Sociedade Nossa Senhora de Lurdes de Conventos, em Lajeado; e às quintas, às 18h30min, no Colégio Teutônia. As inscrições podem ser feitas nas Lojas Certel dos respectivos municípios, sendo necessários grupos de, no mínimo, 50 pessoas para cada local.

Saiba mais
Coordenado pela nutricionista Helena Conrad dos Santos e pelo professor de educação física Leandro Tiggemann, o Peso Leve estimula a adoção de uma dieta balanceada, através da Dieta dos Pontos, aliada à prática de atividades físicas e caminhadas. Também contribuem para o sucesso do programa a psicóloga Sandra Wink e a assistente social Ana Lúcia Brandt.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia