Prevenção ao câncer orientou profissionais da Certel

03 de Junho
Enfermeiro destacou importância da prevenção

Enfermeiro destacou importância da prevenção

Integrantes do Programa de Preparação à Aposentadoria “Experiência e Sabedoria em Ação”, da Certel e da Certel Energia, assistiram, na manhã de quinta-feira, dia 29, à palestra sobre prevenção ao câncer, proferida pelo enfermeiro de quimioterapia do Hospital Bruno Born, Daniel Silveira da Silva. Realizado no auditório das cooperativas, em Teutônia, o evento orientou o grupo sobre como é possível prevenir a doença oncológica.

“Sabemos que sempre é melhor prevenir do que remediar e, no caso do câncer, não é diferente”, disse o enfermeiro. Silva observou que, com o avançar da idade, se torna cada vez mais necessário realizar exames médicos preventivos para diagnosticar qualquer tipo de problema. “O câncer é uma doença ligada também ao envelhecimento”, enfatizou, destacando que os tipos mais comuns no Rio Grande do Sul são de pele, pulmão, próstata, mama, colo de útero, esôfago e intestino.

A partir dos 50 anos, os homens devem fazer o exame de próstata anualmente, através de um urologista. A mulher deve procurar exames preventivos, principalmente, aos cânceres de mama e de colo de útero. A partir dos 50 anos, é indicado que tanto o homem quanto a mulher façam a colonoscopia para averiguar o intestino e a endoscopia para o estômago. “Existem também os cuidados gerais, como não se expor ao sol em excesso, evitar contato com agrotóxicos e cuidar da alimentação”, afirmou.

Saiba mais

Com o Programa de Preparação à Aposentadoria, os colaboradores das cooperativas Certel e Certel Energia são preparados quanto ao planejamento de uma pós-carreira mais digna, responsável e produtiva, buscando subsídios para uma decisão consciente e minimizando o impacto desta mudança. No grupo, que tem o suporte do Plano de Previdência Complementar da empresa, são desenvolvidos projetos de educação financeira, saúde, nutrição, atividades físicas, psicológicas e culturais, entre outros temas.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia