Prevenção: corpo e mente em equilíbrio

05 de Novembro
Palestra “Quem sou eu?”, de Ana Winter

Palestra “Quem sou eu?”, de Ana Winter


Em sua 29ª edição, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da Certel trouxe uma programação intensa com o objetivo de informar e conscientizar os colaboradores. A abertura ocorreu na manhã do dia 22 de outubro, no auditório da empresa, em Teutônia. Na ocasião, o presidente, Egon Édio Hoerlle, fez menção ao investimento da cooperativa em treinamentos, capacitação, procedimentos e equipamentos para garantir a segurança e o bem-estar de seus colaboradores.

 Empresa saudável
A primeira palestra, sobre “Empresa Saudável”, foi proferida pelo técnico de segurança do trabalho, Regis Oliveira Rosa. Ele enfocou que a prevenção de acidentes se dá muito pelo valor comportamental das pessoas, de acordo com a maneira que trabalham e agem. “Assim como o trabalhador, as empresas também devem ser saudáveis. E são muitos os valores que agregamos ao participar deste ambiente de trabalho, do que o trabalho representa na vida, o que agrega no bem-estar, na qualidade de vida, baseado principalmente na sobrevivência das pessoas, porque trabalhamos para nos manter e sustentar nossa família. E felicidade é construirmos a vida sem comprometer nossa integridade física”, salientou.

 Bailão do Tertulino
No dia 23, a peça teatral Bailão do Tertulino, do Grupo Vivandeiros da Alegria de Bento Gonçalves, mesclou dicas de prevenção a acidentes com muito humor, integrando os colaboradores da cooperativa. “Estar feliz também é fundamental para evitarmos acidentes e problemas de saúde”, salientou seu Tertulino.

 Hemacromatose
No dia 24, a hematologista Viviane Magagnin Fernandes, do Centro Regional de Oncologia (Cron), palestrou sobre Hemacromatose, doença associada ao metabolismo do ferro. Os portadores de hemacromatose nascem com uma mutação genética que tende a acumular ferro dos alimentos em excesso. “Ao longo dos anos, essa doença vai provocando um acúmulo nos vários tecidos do organismo, gerando doenças simples a até muito graves, podendo chegar à cirrose ou ao câncer de fígado”, alerta. Os principais sintomas são cansaço, dores nas pernas, impotência, dores nas articulações e sono complicado - acordar de manhã com a sensação de que não dormiu direito.

 Quem sou eu?
No dia 25, a psicóloga Ana Carla Winter proferiu a palestra “Quem sou eu?”, motivando o público a refletir sobre sua existência e sobre a forma como lidamos com as pessoas e com situações difíceis. Ana realizou dinâmicas em grupo estimulando a plateia a concluir que ninguém é perfeito. Utilizando balões que representaram a vida, Ana enfatizou que “algumas pessoas cuidam da vida das outras, mas esquecem um pouco da sua própria”.

 Nova oportunidade
No dia 26, a assistente social Tatiana Wietholter e a psicóloga Maiki Koch, da Clínica Central de Lajeado, palestraram sobre “Uma nova oportunidade de vida com qualidade”. Elas falaram sobre o importante trabalho da instituição que, há 26 anos, é responsável pela recuperação de pessoas com dependência química. Elas destacaram a importância de que a família contribua também com o tratamento. “Entendemos que esta é uma doença da família inteira, e todos devem ser tratados, para que todos possam lidar com as suas vidas da melhor forma possível”, afirmaram.

Demais atrações
Além das palestras e apresentações, os colaboradores também tiveram exames de acuidade visual, programa de massoterapia, caminhada orientada, gincana e campeonato de voleibol. No dia 23 de novembro, ainda integrando a 29ª Sipat, haverá palestra sobre Fator Previdenciário, com a advogada Marcia Pierozan.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia