Projeto da Certel Energia estimula plantio de mais de sete mil árvores

08 de Agosto
Empresas receberam o Selo Carbono Neutro

Empresas receberam o Selo Carbono Neutro


Um total de 7.441 árvores serão plantadas por 12 empresas da região para neutralizar 1.486,49 toneladas de carbono equivalente emitidas por suas atividades. A iniciativa integra o projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental, desenvolvido pela Certel Energia. O anúncio ocorreu na manhã de terça-feira, dia 7, no auditório da cooperativa, em Teutônia, onde as empresas foram agraciadas com o Selo Carbono Neutro.

Participam da ação as empresas AFG Engenharia e Arquitetura (53 árvores - 10,38 tCO2e), Bella Luna Aromas (101 árvores - 20,09 tCO2e), Formallar Móveis (50 árvores - 9,72 tCO2e), Fundação Agrícola Teutônia (46 árvores - 9,04 tCO2e), Reinigend Química do Brasil (409 árvores - 81,67 tCO2e), Rodovale Indústria e Comércio de Equipamentos Rodoviários (797 árvores - 159,4 tCO2e), Tornocar Indústria e Comércio (17 árvores - 3,14 tCO2e), Ortobrás (1479 mudas - 295,80 tCO2e), Galvanotek Embalagens (1962 mudas - 392,17 tCO2e), Itabrás (55 árvores - 10,86 tCO2e), CertelNET (253 árvores - 50,42 tCO2e) e Certel Energia (2219 árvores - 443,8 tCO2e).

 Senso de gestão
O gerente de meio ambiente da cooperativa, Ricardo Jasper, salientou que o projeto conta com a adesão de 47 entidades, entre empresas, escolas e instituições públicas. Com esta renovação, 91.473 árvores foram plantadas, neutralizando 18.153,26 tCO2. “Mas a essência do projeto não está só em neutralizar as emissões, e sim em propiciar às empresas uma oportunidade de trabalhar o senso de gestão ambiental, com redução de uso da água, reutilização ou captação de água da chuva, eficiência energética, gestão de desperdícios e de resíduos e educação ambiental com os colaboradores”, afirma.

Segundo o presidente da Certel, Egon Édio Hoerlle, o projeto se soma aos vários que já foram realizados pela cooperativa desde 1985. “Desta vez, a finalidade foi estimular a participação de adultos, visto que as campanhas anteriores eram mais focadas nas crianças de escolas da região. Convidamos mais empresas e entidades a também se unirem a esta proposta”, comentou Hoerlle.

Avaliação
Para o diretor da Reinigend Química do Brasil, Renato Lauri Schefler, o projeto incentiva o empresariado a cumprir com o seu papel no que tange à preservação ambiental. “Verificamos que há uma seriedade muito grande e, para nós, é gratificante saber que os resultados estão sendo alcançados. Procuramos envolver os colaboradores da empresa para que também vejam o que está se fazendo. Informando-os sobre a quantidade de resíduos gerados, também podemos discutir em conjunto sobre como é possível emitir menos gases. É importante que este projeto seja alavancado, pois estamos preocupados em relação ao futuro”, analisa.

Como participar
Entidades públicas e privadas interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com o Departamento de Meio Ambiente da Certel Energia, pelo telefone (51) 3762-5566.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia