Sipat da Certel preserva a vida

26 de Outubro
Caminhada orientada integrou equipe

Caminhada orientada integrou equipe


Colaboradores da Certel e da Certel Energia participaram, de 18 a 22 de outubro, em Teutônia, da 27ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat). Na abertura do evento, em frente à sede administrativa, o presidente, Egon Édio Hoerlle, salientou a necessidade de investir em segurança e qualidade de vida para assegurar o bom ambiente de trabalho aos colaboradores. “Prevenir acidentes e orientar sobre como podemos viver melhor é o combustível para que nossas equipes não somente realizem um bom trabalho, mas também retornem diariamente aos seus lares com segurança, satisfação e felicidade”, afirma.

Treinamentos

Entre os cursos e treinamentos realizados pelos colaboradores das cooperativas, Hoerlle destaca os promovidos pelos Centros de Treinamento em Eletricidade de Teutônia e de Ibirubá, principalmente voltados para a Certel Energia. “Pilotagem com segurança, especialmente aos motociclistas, combate a incêndio e uso de equipamentos de proteção individual e coletiva, também são alguns exemplos do que é feito em prol dos colaboradores. É nosso compromisso oferecer condições seguras de trabalho, com orientação, conhecimento e motivação”, completa Hoerlle.

Exercício físico

A primeira palestra da 27ª Sipat, sobre a influência do exercício físico na qualidade de vida, foi proferida na manhã de segunda-feira, dia 18, pelo professor de educação física, o mestre e doutorando Carlos Leandro Tiggemann. “Com a vida agitada e, muitas vezes, estressante, o exercício é um ingrediente a mais para melhorar nossa saúde e disposição. O ideal é começar com atividades moderadas e de baixa intensidade. A liberação de endorfina contribui com a sensação de bem-estar e até com a saúde”, salienta.
No fim da tarde, os colaboradores participaram, na pista atlética do Colégio Teutônia, de uma caminhada orientada pela professora de educação física Susana Bender Tiggemann que, inclusive, orientou como é possível verificar os batimentos cardíacos para quem deseja iniciar atividades físicas.
Já na terça-feira, dia 19, uma ginástica laboral e uma dinâmica em grupo movimentaram e integraram os colaboradores da matriz e do centro de distribuição das Lojas Certel.

Medicamentos

O médico da família Ronald Selle Wolff, da Secretaria da Saúde de Teutônia, palestrou na manhã de quarta-feira, dia 20, sobre o uso racional de medicamentos. “Saúde não é só a ausência da doença, mas todo um estado de satisfação das nossas necessidades, como trabalho com qualidade, família, vestuário, moradia, alimentação, protagonismo social e felicidade. Todo medicamento é remédio, mas nem todo remédio é medicamento. É preciso viver bem, ouvir música, abraçar, beijar, sorrir, caminhar e estar de bem consigo mesmo. O remédio pode ser medicamento quando nossa vida sai do controle”, alerta.
Ainda foram distribuídos preservativos e uma cartela sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Palestra em Cena

Com muita irreverência, a peça teatral Palestra em Cena, do ator Luiz Moojen que, há 18 anos, atua no ramo prevencionista, atraiu colaboradores e familiares ao clube recreativo teutoniense, na noite de quinta-feira, dia 21. “O fundamental é pensar em segurança e em preservar a vida. O que me deixa feliz é que as empresas investem cada vez mais em segurança do trabalho a partir de arte e de cultura. Este é um diferencial importante para que se possa sensibilizar o colaborador. Você previne um acidente porque também tem a sua família que quer que você volte para casa com saúde, com segurança, com vida”, sintetiza Moojen.

Trânsito seguro

A direção defensiva para motociclistas foi o tema apresentado na manhã de sexta-feira, dia 22, por Alessandro Fernandes, gerente de peças da Valecross Honda. “O uso de equipamentos de segurança, como capacete, luva, jaqueta, calça, calçado apropriado e colete refletivo, é muito importante para evitar acidentes. Verificar a parte mecânica das motos, aliado ao controle da velocidade e às condições das estradas, também pode evitar um acidente”, relata.
Durante todo dia, os profissionais da Valecross realizaram vistorias e manutenções gratuitas em motocicletas de colaboradores.

Quick-massagem

Ainda na sexta, os colaboradores receberam quick-massagem, a massagem de escritório, feita por profissionais do Senac de Lajeado. “Também realizada em aeroportos, rodoviárias, shoppings e palestras, a técnica exige uma cadeira especial e consiste em massagear costas, nuca, braços e mãos, região mais prejudicada por quem trabalha bastante sentado. Por beneficiar o sistema nervoso e circulatório e desintoxicar órgãos internos, previne muitas doenças”, enfatiza a massoterapeuta, fisioterapeuta, osteopata e professora do Senac, Ana Maria Vier.

Doação

Durante a Sipat, os colaboradores doaram roupas, calçados e alimentos não perecíveis, que serão encaminhados a uma entidade assistencial de Teutônia.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia