Uma homenagem ao cooperativismo

22 de Julho
Presidente da Certel, Egon Édio Hoerlle

Presidente da Certel, Egon Édio Hoerlle


O cooperativismo assume uma contribuição cada vez mais significativa para o desenvolvimento da sociedade. A própria região do Vale do Taquari é um exemplo, se o expressivo número de cooperativas e de associados existentes for comparado com a qualidade de vida da sua população. Por isso, nada mais justo do que homenagear este sistema que, sempre no primeiro sábado de julho, tem sua data reverenciada.

No caso específico da Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia (Certel Energia) e da Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel), o Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no sábado, dia 3, é uma forma especial de homenagear os seus mais de 51 mil associados, distribuídos em 47 municípios dos Vales do Taquari, Caí, Rio Pardo, Paranhana e Encosta Superior do Nordeste, bem como os dirigentes, colaboradores, conselheiros e líderes de núcleo.

 Atividades e benefícios
A Certel Energia atende ao quadro social com a distribuição de energia elétrica, prestação de serviços indispensável numa sociedade em contínua evolução. Hoje, não se conseguiria mais conviver sem energia elétrica, pelo conforto e lazer que ela nos proporciona cotidianamente. São 5.549 quilômetros de extensão de redes elétricas, com 61.007 postes e 5.625 transformadores instalados, com 261 milhões de kilowatts-hora (kWh) distribuídos em 2009. Em pesquisa realizada na última Assembleia Geral Ordinária, verificou-se que 97,87% dos associados estão plenamente satisfeitos com o atendimento da Certel Energia.

Já a Certel conta com uma rede de 63 lojas de móveis, eletroeletrônicos e materiais de construção, contemplando diversas regiões gaúchas; com as hidrelétricas Salto Forqueta e Boa Vista, situadas respectivamente no Rio Forqueta, entre São José do Herval e Putinga, e no Arroio Boa Vista, em Linha Geraldo, Estrela, que geram anualmente 25,3 milhões de kWh; com o provedor de internet CertelNet, hoje com mais de 10,2 mil usuários em 24 municípios; com um viveiro de mudas e duas lojas de plantas, que produzem e comercializam um milhão de mudas anualmente; com uma oficina mecânica e de reforma de transformadores e medidores; e com a empresa controlada Certel Artefatos de Cimento, com fabricação de blocos de concreto para construção, blocos intertravados para pavimentação, postes de concreto para redes elétricas e demais artefatos.

 Responsabilidade socioambiental
Paralelamente, diversas ações sociais e ambientais contribuem para elevar a qualidade de vida dos associados. Através de doações espontâneas feitas pelos associados na fatura mensal de energia elétrica, a campanha Mãos Dadas com a Saúde beneficia os hospitais de Teutônia, Salvador do Sul, Barão, Marques de Souza e Boqueirão do Leão.

Desde 2003, o programa de re-educação alimentar Peso Leve já auxiliou mais de 2,7 mil pessoas a emagrecerem 10,5 toneladas, contemplando moradores de Teutônia, Poço das Antas, Westfália, Salvador do Sul, Barão, São Pedro da Serra, Estrela, Lajeado, Arroio do Meio e Santa Clara do Sul.

Com o projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental, a Certel já concedeu o selo Carbono Neutro a 32 empresas e três entidades públicas que neutralizaram suas emissões de gases de efeito estufa plantando em torno de 47 mil mudas de árvores doadas pelo viveiro da cooperativa.

Na área do esporte, a Certel incentiva campeonatos como o Regional Certel/Aslivata, a Associação Teutoniense de Futsal (ASTF) e a Teutônia/Juventus.

 Comprometimento
Ao longo de mais de 54 anos de atividades, ambas as cooperativas estão comprometidas com o desenvolvimento socioeconômico do seu quadro social, fornecendo, além de serviços, condições para que os associados vivam melhor. “De nada adianta ser uma empresa rica, com pessoas de elevado bem-estar, se estiver inserida numa comunidade pobre e infeliz”, relata o presidente, Egon Édio Hoerlle. “Como dizia o sociólogo Herbert de Souza, há cada vez mais a necessidade de demonstrar à sociedade que não se progride sem a pureza do ar, a preservação das florestas e a dignidade da população”, complementa.

Email

GALERIA DE IMAGENS

NOSSA HISTÓRIA

Uma história de cooperativismo construída por homens idealistas e empreendedores.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

A Certel vem recebendo o reconhecimento por sua atuação na gestão dos seus negócios e nas comunidades onde está inserida.

INCENTIVO AO ESPORTE

A Certel estimula a qualidade de vida de seus associados e familiares, promovendo interações interação com as comunidades.

CORAL CERTEL

Constituído por colaboradores da cooperativa, o Coral Certel envolve talentos musicais de todas as áreas.

RSPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

A Certel participa de ações sociais, ambientais, educacionais e culturais direcionadas aos associados, familiares e comunidade em geral.

XOQUINHO

O Xoquinho é um grande amigo da garotada e é um dos mascotes mais requisitados para eventos na região.


Certel


Certel - Todos os direitos reservados ® Brivia