segunda-feira, 26 de julho de 2021

Bacia Hidrográfica do Harmonia receberá estudo de sustentabilidade

Entidades como Certel, Univates e Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, estão iniciando estudos para desenvolver um projeto de sustentabilidade sobre a Microbacia Hidrográfica do Arroio Harmonia. Em reunião digital na tarde desta quarta-feira, dia 21, o grupo debateu sobre as possibilidades de estudo que serão desenvolvidas para este fim. 
O propósito principal é promover a sustentabilidade desta microbacia, pertencente à Bacia Taquari-Antas. Ela abrange um território de aproximadamente 17 quilômetros quadrados, desde as imediações da Lagoa da Harmonia, em Linha Harmonia, Teutônia, até a primeira ponte na estrada da Várzea, sobre o Arroio Harmonia, de quem transita entre os bairros Teutônia e Languiru.
As três entidades pretendem, desta forma, ampliar o conhecimento das comunidades sobre a situação hidrográfica desta microbacia, estimulando também a conscientização, principalmente dos jovens, sobre importância de um cuidado com os recursos hídricos e o meio ambiente como um todo. A temática já será abordada a partir desta segunda-feira, dia 26, na disciplina de Sustentabilidade e Desenvolvimento, do professor doutor André Jasper, contemplando diversos cursos da Univates.
Segundo o diretor de geração e comercialização de energia da Certel, Julio Cesar Salecker, que também é vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas e presidente do Fórum Gaúcho de Comitês de Bacias, é muito importante que se promova a discussão sobre as condições hídricas. “A Microbacia do Harmonia tem a sua importância, seja pelo histórico da Lagoa da Harmonia e do próprio Arroio Harmonia, que acaba desembocando no Arroio Schmidt e, por conseguinte, no Arroio Boa Vista que, por fim, deságua no Rio Taquari. E conscientizar a sociedade sobre como é possível preservarmos esses recursos é de suma importância”, avalia.

Deixe seu comentário

+Aviso de privacidade