sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Certel esteve reunida com seus delegados cooperativos

    Ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 3, mais uma reunião da Certel com seus delegados cooperativos. Realizado na sede da Associação Pró-Desenvolvimento Languiru, em Teutônia, o evento integrou as comemorações aos 70 anos da Certel, que serão celebrados em fevereiro e, portanto, recebeu também os cônjuges dos delegados.

    O início da reunião foi marcado por um momento simbólico, com a entrega de um pin (boton) que identifica delegados e suplentes diante do quadro social, e que simboliza a relação de pertencimento com a Cooperativa. Ele guarda em si a imagem da família, símbolo do cuidado, do apoio e da esperança que cresce quando se caminha juntos. “Em cada gesto e decisão, você representa a voz de muitos e o coração de uma comunidade. Assim como cada família é o alicerce de uma comunidade, o seu trabalho como delegado cooperativo inspira e promove a união, impulsionando vidas e comunidades”, dizia uma mensagem da direção entregue junto ao pin.

As lideranças foram saudadas pelo presidente da Certel, Erineo José Hennemann e pelo vice-presidente, Daniel Luis Sechi, que observaram a forte contribuição dos delegados para o desenvolvimento da Cooperativa. “Este encontro representa a integração da família com a Certel, sendo o comparecimento dos cônjuges também fundamental para podermos celebrar a aproximação aos 70 anos. Que tenhamos sempre a sensibilidade sobre a importância dos delegados, que fazem com que a Certel tome os melhores rumos possíveis”, afirmou Hennemann. “São eles que contribuem com sugestões para o nosso planejamento estratégico, junto com os conselhos de administração e fiscal, mostrando aquilo que é necessário para que tenhamos uma Certel cada vez mais próspera e pujante”, completou Sechi.

    Um dos palestrantes foi o presidente do Sistema Ocergs, Darci Pedro Hartmann, que destacou a importância da inclusão dos cônjuges na reunião. A família, segundo ele, representa a célula fundamental do desenvolvimento e do debate cooperativista. “Essa união evidencia o alinhamento eficaz entre a diretoria e os associados, o que é crucial para a força da Cooperativa. Vemos que a Certel demonstra um crescimento contínuo e a capacidade de realizar investimentos surpreendentes, refletindo uma visão estratégica bem-sucedida”, frisou.

    O diretor da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, Paulo Cesar Soares, trouxe uma palestra cativante sobre a história e a importância do Cooperativismo. Foram feitas as conexões necessárias para que os delegados entendam, especialmente, de que movimento fazem parte. “O delegado é a voz do associado junto a quem comanda e traça os meios estratégicos, logo, é muito importante. Um deles, inclusive, me cumprimentou ao final e disse que, o que mais aprendeu, é que precisaria voltar para casa e falar com seus filhos, tanto sobre sua própria história como a da Cooperativa. Depois de mais de 400 palestras no ano, essa foi uma das frases mais impactantes que já ouvi”, enalteceu Soares, que também trouxe detalhes sobre a vida do Padre Theodor Amstad, o precursor do Cooperativismo no Brasil.

    Ao final do evento, a gerente de contabilidade, Lilian Brönstrup e o coordenador de relações institucionais, Marco Aurélio Weber, também apresentaram importantes resultados da Cooperativa.

Deixe seu comentário

+Aviso de privacidade